Foto Arquivo

Há oito concelhos em risco máximo de incêndio, dois são no Algarve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo os dados apurados, colocou esta sexta-feira oito concelhos em risco máximo de incêndio, a saber: São Brás de Alportel, Tavira, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Bragança, Vimioso e Miranda do Douro.

O IPMA também colocou em risco muito elevado de incêndio, mais de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro. Há também mais de 60 concelhos de vários distritos do continente em risco elevado de incêndio.

Pub

De acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões de Portugal continental pelo menos até domingo, sendo de realçar que o risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, cujos cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Temperatura máxima do ar deve subir aos 33 graus

Quanto às previsões do estado do tempo para hoje, o IPMA prevê, céu pouco nublado ou limpo e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões Norte, Centro e no Alto Alentejo durante a tarde, em especial em zonas montanhosas, podendo ser localmente fortes e de granizo.

A previsão do instituto aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, com condições favoráveis a rajadas fortes durante a tarde, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde.

Nas terras altas do Norte e Centro, o vento será moderado a forte de nordeste até ao fim da manhã e a partir do fim da tarde. Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima.

Pub

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Viana do Castelo) e os 18 (em Vila Real e Faro) e as máximas entre os 23 graus (em Aveiro) e os 33 (em Évora, Beja, Castelo Branco, Vila Real e Braga).



Pub
Mais em Sociedade
«Três da Manhã» passam pelo Mercado Municipal de Faro na quarta-feira

Faro vai receber amanhã, quarta-feira, 25, o início de uma emissão solidária, ao longo de todo o dia, das «Três da Manhã», programa da Rádio

Em todas as circunstâncias “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

Entre hoje (24) e o dia 30 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de

Surfista alemão bate recorde de Rodrigo Coxa ao surfar maior onda do mundo na Nazaré – CNN

O Livro dos Recordes do Guinness anunciou esta terça-feira que o surfista alemão Sebastian Steudtner é o novo recordista da maior onda do

Faro
«Faro Acolhe» promove alojamento de universitários em casa de idosos

O projeto «Faro Acolhe», que junta autarquia e Universidade do Algarve (UAlg), pretende promover o alojamento de jovens universitários em