
Há oito concelhos em risco máximo de incêndio, dois são no Algarve
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo os dados apurados, colocou esta sexta-feira oito concelhos em risco máximo de incêndio, a saber: São Brás de Alportel, Tavira, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Bragança, Vimioso e Miranda do Douro.
O IPMA também colocou em risco muito elevado de incêndio, mais de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro. Há também mais de 60 concelhos de vários distritos do continente em risco elevado de incêndio.
De acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões de Portugal continental pelo menos até domingo, sendo de realçar que o risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, cujos cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Temperatura máxima do ar deve subir aos 33 graus
Quanto às previsões do estado do tempo para hoje, o IPMA prevê, céu pouco nublado ou limpo e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões Norte, Centro e no Alto Alentejo durante a tarde, em especial em zonas montanhosas, podendo ser localmente fortes e de granizo.
A previsão do instituto aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, com condições favoráveis a rajadas fortes durante a tarde, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde.
Nas terras altas do Norte e Centro, o vento será moderado a forte de nordeste até ao fim da manhã e a partir do fim da tarde. Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Viana do Castelo) e os 18 (em Vila Real e Faro) e as máximas entre os 23 graus (em Aveiro) e os 33 (em Évora, Beja, Castelo Branco, Vila Real e Braga).