Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Algfuturo apresenta estudo sobre o abacate no Algarve

Na próxima quarta-feira, 16 de junho, a partir das 10h30, na Biblioteca Municipal de Faro, pela mão da Algfuturo, será apresentado um estudo sobre as características e a importância da cultura do abacate na região do Algarve, o qual foi realizado pela consultora Agro.Ges.

A apresentação, segundo a Algfuturo adianta em comunicado, pretende ser um “tira teimas” para as questões que têm sido apontadas à produção do abacate no Algarve, desde a quantidade de água necessária aos efeitos sobre os solos, passando pelos temas da biodiversidade e emissões de gases com efeito de estufa.

Em cima da mesa vai estar também a capacidade desta produção de gerar emprego, o contributo para a economia e as estratégias de mitigação de potenciais impactos da cultura.

Neste encontro, segundo a Algfuturo, será também apresentada a marca criada especialmente para distinguir a qualidade dos abacates produzidos no Algarve.

Presentes na sessão vão estar, entre outras individualidades, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o Prof. Doutor Francisco Avillez, da Agro.Ges e um dos mais reputados especialistas nacionais em Economia e Política Agrícola, Ana Soeiro, que desenvolveu o sistema de identificação e valorização dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia, o Prof. Doutor Amílcar Duarte da UALg, João Bento (Presidente da Madrefruta) e José Vitorino, presidente da Algfuturo.

Programa:

10h30 - PAINEL DE ABERTURA

· Presidente da Algfuturo, Dr. José Vitorino

· Engª Ana Soeiro

· João Bento, Madredruta

· Prof. Dr. Amílcar Duarte - UALg

11h15 - APRESENTAÇÃO DO ESTUDO, precedida pela Intervenção de Boas Vindas do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau

· Agro.Ges, Prof. Dr. Francisco Avillez

· Agro.Ges, Miguel Lopes

· Sessão de perguntas e respostas

Encerramento.



Exit mobile version