Fuzileiro farense comanda missão da NATO na Lituânia

O capitão-tenente ‘farense’ Robert Meijburg Viola, de 39 anos, já se encontra na Lituânia, a comandar um contingente português de 146 militares, participando pela terceira vez numa missão da NATO, o qual se assume “honrado" em comandar 146 homens “de elevada competência profissional", informa em comunicado a Marinha Portuguesa.

Os militares da Marinha partiram dia 1 de junho do aeródromo de Figo Maduro, rumo a esta missão que durará três meses, sendo a força, constituída por 140 fuzileiros e seis mergulhadores.

Pub

Natural de Faro, Robert Viola pretende “garantir uma presença nacional credível deixando uma imagem de profissionalismo e credibilidade dos Fuzileiros, da Marinha e das Forças Armadas Portuguesas em contexto internacional".

Na cidade capital do Algarve, de onde saiu com apenas 19 anos, o Comandante Viola frequentou a Escola Básica Dom Afonso III e a Escola Secundária João de Deus. Durante este percurso praticou futebol, no Sporting Clube Farense, e atletismo em diversos outros clubes, tais como na Penha e Conceição de Faro.

Com uma infância muito ligada ao mar, sendo uma pessoa aventureira e que gosta de desafios, viu nos Fuzileiros uma oportunidade para “ligar o gosto pelo mar" com as suas características e personalidade. E assim entrou na Escola Naval em 2001.

Neste ano em que se celebram os 400 anos da origem dos atuais Fuzileiros, o Comandante Viola, na Lituânia, pretende “garantir que a missão seja cumprida com sucesso, quer pelos resultados operacionais alcançados, quer pela atitude de compromisso e entrega positiva ao longo dos três meses de missão". Para o Capitão-tenente, ser Fuzileiro é “pertencer a um grupo restrito de pessoas que são únicas no que fazem, não só pelas suas características anfíbias, mas pela sua versatilidade de se adaptarem a qualquer tarefa que lhes é exigida", com um sentimento de persistência e de “nunca desistir ao primeiro obstáculo".

Pub



Pub
Mais em Sociedade
Renato Pires
Renato Pires vence Campeonato Regional de Cocktails

O barman algarvio Renato Pires venceu ontem, sábado, a final do 1.º Campeonato Regional de Cocktails, realizada em Albufeira

Algarve
Pensar o Algarve 2030 ausculta populações do interior

As sessões de auscultação da população sobre «Pensar o Algarve 2030 – Estratégias para o interior», promovidas pela Associação In Loco,

Farol
Ilha do Farol é um dos “tesouros escondidos” na Europa

A Ilha do Farol, no concelho de Faro, foi nomeada para a lista de 22 “tesouros escondidos” revelada pelo site European Best Destinations

Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar