Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

33 projetos musicais algarvios promovem-se em dois dias de South Music

Público poderá assistir a concertos, de forma gratuita, através de plataforma inovadora e virtual

A cidade de Faro acolhe hoje e amanhã, terça e quarta-feira, dias 15 e 16, o South Music, que incluirá 33 concertos de músicos e bandas algarvias e seis conferências com profissionais da indústria da música.

O evento que visa a capacitação do sector musical do Algarve através da reunião, em Faro, de profissionais da indústria musical vindos de todo o país para assistirem aos “showcases” dos artistas da região selecionados pelo painel de júri, além de participarem em seis conferências e ações de networking.

Após a sua realização, o South Music manter-se-á como uma plataforma dinâmica, onde estarão alojados vídeos, áudios, informações e contactos dos projetos participantes e profissionais da música do Algarve, funcionando como um agregador de conteúdos e veículo de comunicação entre estes e os profissionais da indústria musical do resto do país.

Todos os participantes serão testados

Todos os participantes serão testados aquando da acreditação, numa parceria com a Unilabs/Grupo HPA Saúde.

Os 33 “showcases” irão realizar-se entre as 18:30 e 1:00 horas, distribuídos pelos palcos Quintalão, Fábrica, Museu e ARC Músicos, todos localizados na zona histórica da cidade de Faro.

Já a Galeria Arco vai receber as apresentações ao vivo do talento jovem, com idades entre os 14 e os 18 anos, que está em incubação no Algarve, a «Geração Cápsula».

O South Music abre as portas ao público em geral, de forma gratuita, através de uma plataforma inovadora e virtual, que torna possível “viver a experiência de um festival de música em múltiplas dimensões”.

Concertos para ver em plataforma virtual

O «Mundo Virtual» permitirá ao público assistir aos showcases em directo, interagir com outros participantes e experimentar uma forma paralela de viver a música através de avatares, bastando instalar a aplicação aqui (se usar Mac) ou aqui (se for utilizador de windows).

Esta plataforma foi desenvolvido pela empresa checa Confer-O-Matic e a escola profissional ETIC_Algarve irá zelar pela otimização da experiência dos utilizadores durante o evento.

Por outro lado, no primeiro hotel de cinco estrelas da capital do Algarve, o 3HB Faro, serão realizadas três conferências sobre vários temas do setor em cada dia, entre as 14:30 e as 19:00 horas, além de um brunch de networking entre participantes profissionais e projetos selecionados, em duas sessões divididas entre as 10:00 e as 14:00.

As sessões de abertura das conferências cabem, no primeiro dia, ao presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau e, no segundo, ao vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos.

O South Music, uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, Teatro das Figuras e Faro2027, conta com o apoio do Europavox, uma plataforma de media que promove a projecção de talentos musicais europeus em todo o continente, assim como eventos e meios de comunicação social.

Uma delegação de representantes do Europavox marcará presença na capital algarvia, acompanhada por jornalistas oriundos da Alemanha, Espanha, Grécia e Suécia.



Exit mobile version