Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

ArQuente regressa ao Teatro das Figuras com «Panóptico»

O espetáculo «Panóptico» marca o regresso, dois anos depois, da companhia ArQuente ao Teatro das Figuras, em Faro, com estreia marcada para sexta-feira, 18, às 21:30 horas.

“Desde 2019 que a ArQuente não se fazia apresentar no grande palco do Algarve, o Teatro das Figuras. Veio a pandemia e, mesmo assim, o coletivo da ArQuente quis manter-se ativo e em criação mesmo que à distância e digitalmente”, refere a associação cultural farense.

O acontecimento que assolou o mundo tornou-se “uma oportunidade” para concretizar uma ideia que há muitos anos o grupo tinha em mente: fazer uma performance que “unisse os vários elementos da associação nas suas casas e nos diferentes locais e/ou países de residência”.

Assim surge «Panóptico», em pleno confinamento e através de várias sessões Zoom durante os meses de maio e junho de 2020.

Trata-se de um trabalho “sustentado pela constante experimentação, reflexão e testemunhos pessoais oculados e registados pelo recurso das tecnologias, e revestido de uma aproximação distante”.

“Todos são criadores e protagonistas desta história que não se sabe qual o seu final”, refere a ArQuente, que na sinopse de «Panóptico» pormenoriza: “A recolha e recriação dos esforços de um coletivo, disperso e enclausurado, no tempo e no espaço, investidos em se cumprirem enquanto criadores. Evita-se falar sobre o único tema que insiste em contaminar tudo. Em cena, os diálogos umbilicais aparecem agora, depois da chuva, lavados de ridículo.”

O espetáculo conta com direção artística de Ricardo Mendonça e interpretação e criação de António Guerreiro, Carolina Cantinho, Fúlvia Almeida, Joana Costa, João Tatá Regala, Marisa Madeira, Teresa da Silva, Ricardo Mendonça e Rui Gonçalves.



Exit mobile version