
Alcoutim homenageou antigos combatentes falecidos
As celebrações do 10 de Junho – Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas em Alcoutim deram o mote para a homenagem aos antigos combatentes naturais do concelho falecidos na Guerra Colonial.
A data foi assinalada em contexto de pandemia, pelo que as celebrações decorreram exclusivamente online, com a transmissão da cerimónia de homenagem aos alcoutenejos e às comunidades alcoutenejas.
O programa incluiu a celebração religiosa em memória de todos os alcoutenejos falecidos e, por fim, os depoimentos de quatro alcoutenejos sobre o território, com o objetivo de dar voz a munícipes que se destacaram em diversas áreas.
Os quatro alcoutenejos convidados a apresentar a sua perspetiva do território são personalidades reconhecidas com a atribuição de medalhas de mérito grau prata em diferentes campos.
Em 2008, Armando Silva Rodrigues recebeu a medalha de mérito no campo da Agricultura; no mesmo ano, o “chef” Leonel Amândio Pereira foi distinguido no campo da hotelaria e turismo; Gaspar Martins dos Santos foi congratulado, em 2014, no campo da cultura e desenvolvimento; e mais recentemente, em 2019, Maria Ribeiro Cavaco Faustino Vicente foi reconhecida pelo seu contributo no campo do associativismo e intervenção social.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, deixou uma palavra de apreço pelas gentes do município e de homenagem aos combatentes.
“Neste Dia de Portugal não poderíamos deixar de homenagear aqueles que no passado combateram em nome de Portugal, e aqueles que no presente continuam a honrar o território em que nasceram”, destacou.