Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Plano Nacional das Artes celebra 2.º aniversário no Algarve

O Algarve está a ser esta semana, até sexta-feira, 18, o palco das celebrações do 2.º aniversário do Plano Nacional das Artes (PNA), estrutura de missão criada com um horizonte de uma década.

O objetivo passa por promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens, “para todos e com cada um”.

Esse é também o mote para assinalar este 2.º aniversário, que será celebrado presencialmente em território algarvio, com visitas a lugares patrimoniais e encontros com municípios, agrupamentos de escolas, instituições e associações culturais e com apresentações públicas da estratégia do plano.

Durante esta semana, a valorização do km2 e a territorialização da cultura e das artes vai continuar a ser um dos focos da ação desta estrutura, com atividades em Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e São Brás de Alportel.

A estratégia deste plano foi apresentada ontem, segunda-feira, 14, no Teatro Lethes, em Faro, com uma comunicação dos princípios e valores que orientam as medidas do seu plano estratégico, e a importância do envolvimento de todos os cidadãos neste processo.

Na sessão estiveram presentes cerca de 50 participantes, entre representantes de municípios, agentes e instituições culturais, agrupamentos de escolas e outras entidades da área da cultura e da educação.

Seguiu-se a assinatura do compromisso «Cultura para tod@s», entre as escolas e os agentes e instituições culturais do concelho, momento promovido pela Câmara Municipal de Faro em parceria com o Plano Nacional das Artes.

Ao longo de toda semana, serão visitados alguns dos 14 agrupamentos de escolas que integram a rede PNA na região, para conhecer de perto os projetos culturais de Escola que aí estão a ser desenvolvidos – e que visam transformar as escolas em polos culturais e as instituições culturais em território educativo.

Hoje, terça-feira, 15, está marcada uma reunião da Câmara Municipal de Loulé com representantes do município e a participação dos Agrupamentos de Escolas e instituições culturais louletanas.

Na sexta-feira, 18, dia em que celebra o 2.º aniversário, o PNA associa-se, enquanto instituição parceira, ao evento de encerramento do projeto MI.MOMO.FARO/Minecraft Educativo, no grande auditório da Universidade do Algarve e que contará com a presença de turmas e professores de todas as escolas deste concelho, bem como de várias entidades que colaboraram com esta iniciativa.

Será, também, a altura de reunir a equipa nacional do PNA, para avaliar o trabalho realizado e perspetivar o futuro.

O Plano Nacional das Artes acompanhou, durante este segundo ano, mais de 150 agrupamentos de escolas, em todo o território nacional, continente e ilhas, e escolas portuguesas no estrangeiro.

A página de recursos educativos digitais do PNA, desenvolvida como resposta à pandemia, tem mais de 300 recursos transdisciplinares, para serem livremente usados por professores, alunos e pais.



Exit mobile version