SITE-SUL e Águas do Algarve em diferendo sobre trabalhadores da ETAR Faro/Olhão

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE-SUL), em comunicado enviado à nossa redação, evoca a sua preocupação sobre o risco elevado dos trabalhadores da Águas do Algarve (AdA) na sua atividade diária, principalmente os Técnicos Operativos da ETAR Faro/Olhão, recentemente inaugurada.

Na missiva o SITE-SUL diz que alertou a Administração da empresa Águas do Algarve na reunião realizada em Dezembro de 2020, da exposição ao risco dos trabalhadores da empresa, nomeadamente os que trabalham nesta ETAR, sem os mesmos beneficiarem até à presente data do respetivo subsídio de risco, algo que é do seu inteiro direito.

Pub

Quanto aos trabalhadores da ETAR Faro/Olhão, para além do risco elevado dos Técnicos Operativos, considera o SITE-SUL que estará a totalidade dos trabalhadores a laborar numa atmosfera bastante prejudicial para sua saúde, devendo a empresa realizar análises periódicas ao ar, no sentido de acompanhar a salvaguarda de um ambiente saudável de trabalho e da saúde dos seus trabalhadores assim como a qualidade do ar em redor da ETAR.

O SITE-SUL tem continuamente pugnado junto da empresa reivindicando melhores condições para os trabalhadores da AdA, mas a Administração da empresa não tem respondido dignamente às reivindicações apresentadas pelo Sindicato, apesar de todos os anos a empresa Águas do Algarve apresentar lucros apreciáveis com o seu negócio da venda de água e do tratamento das águas residuais.

Lê no comunicado que o SITE-SUL continuará juntamente com os trabalhadores das Aguas do Algarve a sua luta por melhores condições de segurança e saúde no trabalho, aumento salariais, atribuição subsídio risco, valorização das carreiras profissionais entre outras, principalmente por muitos dos trabalhadores das Águas do Algarve, desde 2009, apenas terem sido aumentados em 20 euros.

Foi por estas e outras questões internas que a Administração da Aguas do Algarve não resolve, que levou a que os trabalhadores tivessem participado ativamente na greve do Grupo ADP realizada no passado dia 11 de Junho de 2021.

Pub

Águas do Algarve diz estar tudo em conformidade

Contatada pelo jornal diariOnline Região Sul, a empresa Águas do Algarve, S.A., em resposta à comunicação do SITE-SUL, informa que, todos os seus trabalhadores possuem os meios necessários à minimização da sua exposição aos riscos operacionais, quer seja pela utilização de equipamentos de proteção coletiva e individual adequados e quer seja pela utilização de equipamentos de medição e monitorização de gases que permite identificar e conhecer, em cada momento, os potenciais riscos associados à sua atividade.

A Águas do Algarve argumenta que as instruções de trabalho são claras relativamente às condições em que podem desempenhar as suas funções e às condições em que não o podem fazer, da mesma forma é assegurada formação contínua para as diferentes atividades exercidas, complementada por procedimentos de suporte e acompanhamento pelos Técnicos de Segurança da Águas do Algarve.

A informação a nós enviada pela empresa adianta que, complementarmente, informamos que sempre que é detetada uma situação anómala a mesma é analisada e avaliada por forma a procurar a sua breve resolução.

No que respeita a aumentos salariais, atribuição de subsídio de risco, valorização das carreiras profissionais, entre outras questões, decorrem negociações para revisão do Acordo Coletivo de Trabalho do Grupo Águas de Portugal, pelo que a resolução destas questões depende exclusivamente dessas negociações.



Pub
Mais em Sociedade
Baja de Loulé marcada no primeiro dia pelo calor e por desistências de vulto

Como delineado, a Baja de Loulé arrancou com o prólogo com 5,250 kms junto ao Estádio Algarve, permitindo ao público de Faro e Loulé assistir

De Boca em Boca Mértola com mais “Caminhos Contados”

Com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, e o apoio…

“Bora lá ao Parque!” em Loulé

O Grupo de trabalho da Rede Municipal de Loulé “Cidade Educadora”, com a colaboração da…

Lagoa Wine Experiences 2022 arranca já este sábado

O Lagoa Wine Experiences dá o pontapé de saída sábado, dia 28 de maio, e…