Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

S+ Silves tem mais oleões para ambiente 100

Numa iniciativa integrada na campanha Lixo Zero, o município de Silves promoveu a instalação de três dezenas de oleões para recolha de óleo alimentar usado (OAU) em todas as freguesias do concelho. Os oleões estão equipados com o sistema de sensorização simples smart (S+), ligada em rede móvel, que permite a monitorização em tempo real do seu estado de enchimento e a contabilização do número de deposições inseridas, facilitando a gestão de rotas e a recolha deste resíduo.

O S+ apresenta-se também com um modo versátil que permite a interação com os munícipes através do recurso à aplicação móvel RENO. Com a utilização desta aplicação móvel os munícipes, para além de terem acesso à partilha de informação da quantidade de OAU corretamente encaminhada pelo utilizador, poderão, ainda, consultar a localização dos oleões mais próximos, aceder a campanhas de incentivo às boas práticas de reciclagem.

Para utilização destes oleões e correta reciclagem deste resíduo, deverão ser garantidos alguns procedimentos, nomeadamente: deixar arrefecer o azeite ou óleo alimentar doméstico e vertê-lo para dentro de uma garrafa de plástico limpa. Quando cheia, a garrafa deverá ser devidamente fechada depositada no oleão.

Após recolha do óleo doméstico usado depositado nos oleões, será transformado em biodiesel, sabão e outros produtos. Todo este processo permite contribuir para a promoção da separação de residuos domésticos e, consequente, recolha seletiva, assim como para a redução de CO2 e melhoria da sustentabilidade ambiental.

«Trata-se de mais uma aposta do município de Silves, integrada na campanha Lixo Zero Ambiente 100, desta feita com recurso a tecnologia de última geração, em que a interação do cidadão contribui para a evolução do conceito Smart Cities ou cidades inteligentes, e que permitirá a monitorização e a recolha em tempo real deste tipo de resíduos», refere Rosa Palma, presidente da câmara municipal de Silves.



Exit mobile version