Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

União de Freguesias de Faro alcança 1.º lugar no programa Eco-Freguesias XXI

Bruno Lage recebeu bandeira de eco-freguesia

A União de Freguesias de Faro recebeu ontem o galardão de 1.º lugar nacional no programa Eco-Freguesias XXI, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem, segunda-feira, na cidade de Pombal.

Esta iniciativa premeia a adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade e em particular na vertente ambiental contribuindo para territórios mais sustentáveis e amigos do ambiente.

A União das Freguesias de Faro foi uma das candidatas e obteve a melhor classificação a nível nacional, com um índice de 96,72%, o que lhe conferiu o 1.º lugar desta edição.

Ao todo foram avaliados 10 indicadores: a junta de freguesia farense mereceu especial destaque nos Espaços Públicos, Gestão Ambiental, Promoção da Economia Local, Serviços de Proximidade, Desenvolvimento Sociocultural, Promoção da Biodiversidade e Informação e Participação Pública.

“É um orgulho para Faro e para os farenses a obtenção deste excelente resultado que é o corolário de um conjunto de medidas que têm sido implementadas ao longo dos últimos anos para valorizar a nossa freguesia e aumentar a sua qualidade de vida”, considerou Bruno Lage, presidente da União de Freguesias de Faro.

Visão estratégica e sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Ao mesmo tempo, acrescentou, este prémio “é fruto de uma visão estratégica e de uma política de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental” implementada nos procedimentos e nas iniciativas da junta de freguesia.

Para o autarca, este é “um reconhecimento que aumenta a responsabilidade desta junta de freguesia nas matérias da sustentabilidade e que deve ser encarado como um compromisso em continuar este percurso, o único que assegurará a qualidade de vida e um ambiente saudável e equilibrado.”

Este galardão foi avaliado por um júri composto por nove elementos pertencentes à Agência, Portuguesa do Ambiente, a ONGAS e a investigadores ligados a várias Universidades do país.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Para além do Eco-Freguesias, a ABAE é a entidade responsável pela atribuição em Portugal da Bandeira Azul e dos galardões Eco XXI, Eco-Escolas, entre outros.

A iniciativa enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesias XXI.



Exit mobile version