CONSULTÓRIO DECO: “Cuidados a ter na contratação de um crédito”

O digital e as novas tecnologias vieram facilitar a vida dos consumidores e atualmente é possível contratar um crédito à distância, através do seu smartphone ou da internet.

Saiba que, antes de se vincular, tem direito a ser informado, em tempo útil, através de papel ou outro suporte duradouro, da identificação da instituição de crédito, de quais os serviços a contratar e dos termos do contrato.

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Tratando-se de um contrato à distância, o consumidor beneficia ainda de um período de reflexão, tendo o direito de livre resolução, ou seja, ao arrependimento, até 14 dias após a celebração do contrato.

Não precisa de apresentar justificação nem terá qualquer penalização, exceto se já tiver recebido o empréstimo. Nesta situação terá 30 dias para devolver o crédito, incorrendo em juros até ao seu reembolso e eventualmente a pagar o imposto de selo, se já liquidado pela instituição.

Para exercer este direito, o consumidor deve enviar à instituição de crédito carta registada com aviso de receção e guardar comprovativo.

Outras situações a evitar!

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A necessidade leva, por vezes, o consumidor a expor-se a “armadilhas” que poderão colocar em perigo a situação financeira ou o seu património, como é o caso dos anúncios que promete dinheiro “na hora”.

Alguns dos requisitos exigidos para obter este tipo de empréstimo são a garantia de imóvel ou mesmo a sua venda a terceiros, ou cheques (em regra) de 100€, que, apesar de pré-datados, poderão ser levantados a qualquer momento, ou ainda a emissão de uma declaração de dívida como ‘comprovativo do negócio’. O objetivo em regra é a obtenção de lucro fácil.

Evite a todo o custo recorrer a estes ‘esquemas’ que prometem dinheiro “na hora” que cobrar-lhe-ão juros elevadíssimos, poderão inclusivamente empurrá-lo para uma espiral de dívida(s) da qual só muito dificilmente conseguirá sair, arriscando-se a ficar sem património.

Para ler o último artigo publicado aqui pela DECO Algarveclique aqui.



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