CONSULTÓRIO DECO: “O que fazer em caso de fraude online”

Se por acaso foi vítima de fraude on-line deve agir o mais rapidamente possível. Caso tenha havido fraude ou apropriação indevida das credenciais de acesso ao homebanking e/ou do cartão bancário, o primeiro passo que o consumidor deve dar será contactar o banco.

Deve fazê-lo para os contactos indicados no respetivo contrato ou nos extratos mensais, também acessíveis na lista de emissores de cartões no sítio do Banco de Portugal.

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Deve pedir cancelamento imediato das credenciais de acesso ao homebanking e/ou do cartão, indicando o seu número da conta e/ou do cartão.

Em seguida, deve participar a fraude às autoridades polícias (PSP, GNR ou PJ). Só assim podemos diminuir estes casos de fraude.

Caso tenham sido realizadas transações ou operações não autorizadas, saiba que pode ter de suportar um valor máximo de 50 euros.

É importante alertar o consumidor para a obrigação de cumprir todas as regras de segurança on-line e na utilização do cartão, agindo sempre com responsabilidade, sob pena de ser responsabilizado pelas transações efetuadas.

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Para consultar a lista de emissores de cartões do BdP clique aqui.

Para ler o último artigo publicado aqui pela DECO Algarveclique aqui.



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