Jeff Zients, e o Presidente Biden, na conferência de imprensa. Foto. REUTERS.

EUA prepara-se para surtos Covid devido à variante Delta

Equipas de "resposta repentina" estarão prontas para acelerar suprimentos de testes adicionais e terapêuticas para comunidades que registem aumentos de casos de Covid-19.

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (01) que enviaria equipas especiais a pontos críticos nos Estados Unidos para combater a variante Delta do coronavírus, altamente contagiosa, devido ao aumento da contagem de casos em zonas do país onde as taxas de vacinação permanecem baixas.

A rápida campanha de vacinação dos EUA, de acordo com uma notícia da Reuters, reduziu drasticamente os casos de Covid-19 entre a população. O pico médio de sete dias, de mais de 250.000 casos por dia, em janeiro, caiu para cerca de 11.000 em meados de junho.

Pub

Mas os casos diários estabilizaram e na semana passada aumentaram cerca de 10%, para cerca de 12.500, impulsionados por aumentos de casos no Centro-Oeste e Sudeste, onde as taxas de vacinação são baixas e onde a variante Delta - altamente contagiosa - encontrada pela primeira vez na Índia no início deste ano, está a espalhar-se.

O conselheiro sénior do Covid-19 da Casa Branca, Jeffrey Zients, disse aos jornalistas que as equipas de "resposta repentina" estariam prontas para acelerar suprimentos de testes adicionais e terapêuticas para comunidades que estavam acusando aumentos de casos de Covid-19.

Comunidades não vacinadas estão vulneráveis

Mais de 180 milhões de cidadãos e mais de 66% dos adultos nos Estados Unidos receberam vacinas, mas cerca de 1.000 condados ainda têm taxas de vacinação abaixo de 30%, disse a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, Rochelle Walensky, na terça-feira.

“Está claro que as comunidades onde as pessoas não foram vacinadas são comunidades que permanecem vulneráveis”, disse Walensky.

Nevada e Missouri agora têm as taxas mais altas de infeção por Covid-19, e houve surtos recentes em estados como Utah, Wyoming e Nebraska, revelou Michael Newshel, analista de saúde da Evercore, numa nota analítica na terça-feira.

Pub

Acredita-se que a variante Delta, segundo a Reuters, mais facilmente transmitida, tenha-se tornado a segunda variante do coronavírus mais prevalente nos Estados Unidos, acrescentou Walensky.

A variante Delta contribuiu anteriormente para um aumento de casos de Covid-19 na Índia, que resultou no maior número de mortes diárias no mundo, situação que também levou o Reino Unido a adiar a sua reabertura, por um mês, em junho.

Vacinas são eficazes contra a variante Delta

Estudos recentes sugerem que as vacinas existentes são altamente eficazes contra a variante Delta. A proteção é mais forte naqueles que receberam ambas as doses de esquemas de vacinação de duas doses, como os da Pfizer / BioNTech e Moderna.

Ambas as injeções, que têm sido os pilares da campanha de vacinação dos Estados Unidos, mostraram-se altamente eficazes contra a variante Covid-19 original e várias variantes mais recentes.

Zients disse que a Casa Branca está mobilizando funcionários federais para ajudar as comunidades com equipes de saúde pública e que o CDC fornecerá assistência na contenção de surtos potenciais.

Pub

Segundo a Reuters, Zients disse também que a Casa Branca terá exportado cerca de 40 milhões de doses até o final da semana para países como Bangladesh, Equador e Taiwan.

O governo Biden está planeando uma celebração do 4 de julho para receber mil pessoas no relvado da Casa Branca, designadamente trabalhadores e militares essenciais, em parte para comemorar o sucesso dos Estados Unidos na redução dos casos Covid-19.

"Agora é o momento apropriado para dar um passo atrás e comemorar o progresso que fizemos; ao mesmo tempo, temos muito mais trabalho a fazer", disse Zients.

Reportagem de Carl O'Donnell e Andrea Shalal;
reportagem adicional de Lisa Lambert;
Edição de Jonathan Oatis e Bill Berkrot.



Pub
Mais em Internacional
Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.

Primeiro caso brasileiro infetado com varíola de macaco na Alemanha

Infectado tem 26 anos e passou antes por Portugal e Espanha Na Alemanha, autoridades sanitárias…

Elon Musk reúne-se com o governo do Brasil pela ‘Amazónia’

Reunião centrada em “Conectividade e Proteção da Amazónia”. O multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e que recentemente…

F1: Leclerc lidera treinos livres perante evolução da Mercedes

Realizaram-se esta sexta feira (20) no Circuito de Barcelona, as primeiras sessões de treinos livres…