Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Brasileiros sem cadastro no SNS não conseguem vacinar-se !

Foto: © REUTERS / PEDRO NUNES

Milhares de brasileiros que moram em Portugal e não têm cadastro no Sistema Nacional de Saúde (SNS) enfrentam dificuldades para serem vacinados contra Covid-19.

A notícia veiculada pelo Sputnik Brasil, diz que apesar do governo português não revelar o número certo, serão cerca de 30 mil estrangeiros nesta situação a aguardar a vacina.

Sputnik Brasil diz na sua peça ter questionado os ministérios da Saúde e da Presidência para quantificar quantos dos 30 mil imigrantes são brasileiros e diz que "após um jogo de empurra entre ambas as pastas, nenhuma das duas forneceu os dados" solicitados.



O Ministério da Saúde informou apenas que, até ao dia 5 de julho, Portugal vacinou cerca de 160 mil cidadãos de nacionalidade estrangeira, originários de cerca de 200 países. Segundo a nota enviada à Sputnik Brasil, e que o Brasil é o país com mais cidadãos vacinados, num total de 65.434.

Este número é apenas a metade dos 121 mil brasileiros com idades de 30 a 54 anos, que já estão aptos a ser vacinados desde junho. Contudo, essa quantidade inclui apenas aquelas pessoas regularizadas no SNS (equivalente ao SUS brasileiro).

A extensa reportagem do Sputnik Brasil, entre outras entrevistou, publica a realizada com a cidadã gaúcha Maria Clarice Nunes, de 61 anos, que tenta conseguir o número de utente provisório (paciente do SNS) há quatro meses, desde março, quando o governo criou uma plataforma para estender a imunização a imigrantes sem esse cadastro. O autoagendamento para faixas etárias acima de maiores de 60 anos começou em maio.
Para mais informação relacionada, leia o artigo do Sputnik Brasil.



Exit mobile version