Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Odemira atribui 132 mil euros a associações culturais

O município de Odemira aprovou a atribuição do valor total de 132 mil euros às associações e coletividades do concelho que apresentaram candidaturas ao Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas.

O objetivo passa por “promover a dinamização cultural do território, no âmbito do financiamento para produção de cultura, promoção de atividades, beneficiação de instalações, aquisição de equipamento e formação”.

O setor cultural, explica a autarquia, “tem sido um dos mais afetados pela pandemia Covid-19 também no concelho de Odemira, com a suspensão e adiamento de eventos, festas e ações”.

Agentes culturais obrigados a redefinir projetos

A pandemia obrigou os agentes culturais a redefinir os modelos de conceção, produção e oferta cultural, e o município alentejano entendeu manter o apoio à cultura local, além de contratações de espetáculos e de animação cultural.

Face às candidaturas apresentadas, a autarquia de Odemira atribuiu 50 mil euros para atividades de produção de cultura, 45.380,64 euros para a promoção de atividades culturais e recreativas, 11.050 euros para aquisição de equipamento, 25 mil euros para a beneficiação de instalações e 1000 euros para formação, no total de 132.431,60 euros.

Freguesias recebem apoios

Estão também asseguradas as contratações de espetáculos e de animação cultural no âmbito dos programas «Cultura Com Todos» e «Animar o Verão», este último com uma dotação orçamental de 65 mil euros a executar pelas freguesias do concelho, ao abrigo de um protocolo de colaboração a estabelecer com todas as freguesias, já aprovado pela câmara e assembleia municipal.



Exit mobile version