
Incêndio de Monchique e Portimão declarado extinto
O fogo que teve início ontem às 13h26 no sítio do Tojeiro, concelho de Monchique, e que se estendeu ao concelho de Portimão, entrou num processo de vigilância às 19 horas.
Richard Marques, comandante operacional Distrital do Algarve, em conferência de Imprensa ao final da tarde de hoje (domingo), explicou que o incêndio entrou em fase de vigilância “após um dia de consolidação de extinção do perímetro e de trabalhos de rescaldo que de3correram em toda a área de interesse do incêndio”.
A área de interesse do incêndio ascende a mais de 2 mil hectares com um perímetro de 24 km.
“Apesar do vento, que registou rajadas de 50 km/h, não houve reativações. As pequenas situações foram resolvidas prontamente”, explicou Richard Marques, comandante operacional Distrital do Algarve.
No teatro de operações estiveram 426 operacionais, 143 veículos, 4 meios aéreos e 5 máquinas de rasto, durante todo o dia de hoje.

Em conferência de imprensa ao final da tarde, Richard Marques explicou que amanhã deverá manter-se o quadro meteorológico pelo que “o plano de desmobilização será gradual”.
A partir desta noite serão desmobilizados meios para prepara o combate a eventuais novas situações.
Durante o dia de ontem, por precaução, foram evacuadas 68 pessoas, tendo 21 pernoitado na Zona de Apoio instalada no Portimão Arena, entretanto desativada.