Portimão acolhe pescadores, estivadores, calafates…

A partir das 18h00 do dia 24 de julho, pode ser vista na Praça Manuel Teixeira Gomes uma exposição sobre antigas artes, ofícios e profissões de Portimão, que ficará patente até 19 de setembro.

A mostra, preparada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP ), em colaboração com a junta de freguesia, o museu e o município, constitui a quinta edição do projeto de exposições no exterior, intitulado “Passear pela História”.

Pub

Iniciado em 2017, este projeto do GAMP exibe fotografias de grandes dimensões, procurando confrontar os visitantes com um inesperado encontro com momentos relevantes do mundo do trabalho que marcaram a evolução económica, social e cultural de Portimão.

«Na companhia de pescadores, estivadores, condutores de carrinhas, correeiros, calafates, carpinteiros navais, aguadeiros, doceiras, tipógrafos, latoeiros, merceeiros, vendedores de mercados e feiras, ferradores, peixeiros, mariscadores, vindimadores, operários e operárias da indústria conserveira, o visitante pode percorrer a intensa vida marítima, industrial, rural e comercial que moldou o concelho», descreve a organização.

Segundo as entidades envolvidas, «a proposta de exposições de rua “Passear pela História” procura fortalecer a identidade da comunidade portimonense, ao valorizar a cidade e o município,
enquanto destino cultural e de lazer, ao mesmo tempo que proporciona, de um modo informal, uma descontraída viagem no tempo, entre as memórias e vivências sociais resultantes das principais atividades que caracterizam o singular percurso histórico de Portimão».



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Festival Out-(In)VerAno ainda tem cadidaturas abertas

O Festival Out-(In)VerAno, iniciativa promovida pela associação Questão Repetida, está a receber até 20 de…

Biblioteca de Silves mostra “ARTES” dos alunos

A Biblioteca Municipal de Silves tem patente até ao final de maio a exposição “ARTES”, uma exibição dos trabalhos de expressão plástica.

Festival Internacional de Piano encerra no TEMPO

O VI Festival Internacional de Piano do Algarve, que este ano regressou ao TEMPO depois de uma edição online em 2021, encerra na sexta-feira.

ALMUSA dá concertos de música clássica e contemporânea em Loulé e Boliqueime

A ALMUSA – Associação de Música estabelecida em Boliqueime, no concelho de Loulé, vai realizar nos dias 23 e 24 de junho, dois concertos de