Foto: in agência Brasil

Brasil: Massa de ar polar seca gela Região Sul do país

Previsão de fortes geadas, ou mesmo queda de neve, na Região Sul e também em parte dos estados de São Paulo, Moto Grosso do Sul e Minas Gerais

A queda de temperatura prevista na semana passada pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) confirmou-se, tendo provocado geadas e temperaturas negativas no Sul do país. A tendência apontada pelos meteorologistas é de que o frio continue intenso até amanhã, quarta-feira (21) em grande parte do Brasil, principalmente nas madrugadas, devido à “massa de ar frio de origem polar bastante seca”.

A agência Brasil, citando o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informa que ontem (19), no Sul do Brasil, a menor temperatura foi registada em General Carneiro, no sul do Paraná: -5,2°C. Até então, a menor temperatura do ano que tinha sido registada no dia 29 de junho foi -3,9°C.

Pub

Nalgumas localidades da Serra da Mantiqueira (MG) segundo a agência Brasil, a temperatura também se registou negativa. Em Monte Verde chegou a gear e a temperatura baixou a -1,2°C. Segundo o SNM, Rio Brilhante (MS) foi a cidade com temperatura mais baixa (-1,5°C). Nevou em pontos isolados de Campos de Cima da Serra (RS) e no alto do Planalto Sul Catarinense entre a noite de domingo (18) e o amanhecer da segunda-feira (19).

“Ventos fortes, com velocidade acima dos 80 km/hora, sopraram na faixa leste do Rio Grande do Sul (Pelotas atingiu 84km/h) em função do ciclone extratropical que se desloca pelo Atlântico, a leste-sudeste do Rio Grande do Sul”, informou o INMET.

Em São Paulo, a menor temperatura foi registada em Rancharia, no sudoeste, com -1°C. A queda de temperatura abrangeu também o noroeste do estado. Em Valparaíso, a mínima chegou a 0,7°C.

Segundo o INMET, conforme noticia a agência Brasil, a “geada de intensidade moderada a forte” fez-se sentir numa "ampla área da Região Sul do Brasil, centro-sul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, incluindo a Serra da Mantiqueira na madrugada e nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20)”.

Para amanhã, quarta-feira (21), a previsão do instituto é de que a geada diminua na sua área de abrangência e na sua intensidade, “mas ainda ocorrerá com moderada intensidade em áreas mais restritas ao sul do país, e de fraca intensidade sobre parte do leste de São Paulo e Mantiqueira (fronteira dos estado do Rio com São Paulo)”.

Pub



Pub
Mais em Internacional
McLaren passa a exibir marca ‘Senna’ nos carros de Fórmula 1

O acordo é válido a partir do GP do Mónaco, onde o tricampeão conquistou seis vitórias

Shurastey é cremado nos EUA e as cinzas viajam com tutor para o Brasil

O influenciador, que estava com o seu cão golden retriever chamado de Shurastey, envolveu-se num acidente de trânsito. Ambos morreram.

F1: Leclerc o mais rápido também no TL2, pois então!…

Durante a primeira atividade o TL1, no Principado do Mónaco, a luta pela primeira posição…

EUA: Marido de professora morta em ataque infarta e morre dois dias depois

Irma Garcia morreu ao tentar proteger os alunos da Robb Elementary School em Uvalde, no Texas (EUA)