Foto de arquivo | Neilhooting / Flickr

Lisboa recebe primeiro cruzeiro desde o início da pandemia

O World Navigator tornou-se esta segunda-feira (26) no primeiro cruzeiro a atracar no porto de Lisboa desde o começo da pandemia de coronavírus

Com a chegada da pandemia começou a proibição de desembarque de passageiros deste tipo de navios para travar a expansão do coronavírus. Agora, com o relaxamento das restrições, o desembarque de visitantes à capital acaba de ser retomado.

O primeiro navio, é o World Navigator, da empresa Mystic Cruises, pertencente a uma holding portuguesa, que entrou em Lisboa com 140 passageiros vindo do porto de Leixões e vai recolher 30 pessoas na cidade antes de partir para uma viagem de 11 dias que passará por Gibraltar, Formentera, Ibiza, Capri e Grécia, segundo o Porto de Lisboa.

Pub

Em comunicado, a que a agência EFE faz referência, o porto lisboeta celebrou o regresso à normalidade e informou de que está previsto que outros 25 cruzeiros façam escala em Lisboa até finais de setembro.

O desta segunda-feira, foi o primeiro cruzeiro a atracar na cidade depois do levantamento da proibição do desembarque de passageiros no passado 17 de maio. Antes dessa data era apenas permitido o atracar para trabalhos de manutenção dos navios.

Para garantir as condições de segurança, segundo a EFE, o porto de cruzeiros de Lisboa desenvolveu um protocolo anticovid que será implementado em conjunto com as empresas e companhias responsáveis pelas embarcações.

Algumas das medidas implicam que todos os passageiros e tripulação sejam submetidos a testes de Covid-19 antes do embarque ou desembarque e durante a viagem. Haverá um acompanhamento diário na eventualidade de um caso suspeito.

Pub

Além disso, as excursões a terra serão sempre num sistema de "bolha", sob o controlo do navio.

Distanciamento social, redução de passageiros a bordo, reforço da limpeza e do equipamento médico são outras das indicações.



Pub
Mais em Nacional
Reforço de meios de combate a incêndios no terreno até dia 31

O dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, conforme definido pela…

Língua Portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas O Instituto Camões informou hoje, 5 de…

CNN: Marcelo pediu mais meios para as forças armadas e “consenso nacional” (c/vídeo)

Presidente da República centrou nas forças armadas a sua intervenção na sessão solene que assinalou…

DGRM efetua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote apreendido.