
EUA: variante Delta pode ser tão contagiosa como a varicela
A variante Delta do coronavírus que se propaga pelos Estados Unidos parece ser tão contagiosa como a varicela, de acordo com um relatório do Centro de Controlo de Doenças (CDC) e publicado pela imprensa americana.
Este documento interno do CDC foi avançado pelo jornal The Washington Post ao qual a agência EFE aqui se reporta, e segundo a investigação as pessoas com a vacinação completa para a Covid-19 podem transmitir a variante Delta da mesma maneira como as não vacinadas.
"As pessoas precisam de compreender que não estamos a dar um falso alarme", disse à CNN a diretora do CDC, Rochelle Walensky.
Walensky acrescentou que "este é um dos vírus mais contagiosos conhecidos" e é "comparável" ao "sarampo ou à varicela".
Espera-se que o CDC divulgue esta sexta informações para apoiar a sua recente decisão de modificar as recomendações dadas aos vacinados contra a Covid-19, que devem voltar a usar máscara nos espaços interiores.
O documento do CDC, segundo a EFE, mostra que a agência reconhece que deve ajustar as suas mensagens à população, sublinhando que a vacinação é a melhor defesa "contra uma variante tão contagiosa que age quase como se fosse um vírus novo e diferente", indicou o Post.
O documento salienta também que a Delta passa de uma pessoa para outra mais rapidamente do que o ébola, a constipação comum, a gripe sazonal e o sarampo e é tão contagiosa como a varicela.