Acesso ao SUS (imagem de ilustração)

Brasil: Certificado Digital de Vacina contra Covid-19

Documento comprova a conclusão do esquema de vacinação do cidadão

Para quem já completou a vacinação contra a Covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses, é possível obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrónica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.

De acordo com a informação veiculada pela agência Brasil, o documento serve como comprovante legal de conclusão do esquema de vacinação e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planeiam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

Pub

O certificado, contudo, não tem validade internacional, ficando ao critério de cada país decidir sobre a sua aceitação ou não. O mais recomendado é que quem pretende viajar para fora do Brasil consulte as informações mais atualizadas junto da embaixada do país que pretende visitar.

A Suíça e a França, por exemplo, segundo a agência Brasil, foram apenas dois dos poucos países que anunciaram, recentemente, a abertura das fronteiras para brasileiros vacinados. Outros países da Europa possuem diferentes tipos de restrições. Os Estados Unidos, por sua vez, já anunciaram que não devem exigir imunização contra Covid-19 para entrada, embora mantenham restrições a brasileiros com base noutros critérios sanitários.

COVAX aprovação para vacinados com diversas vacinas

A Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu, no início de julho, que todos os países em processo de abertura aceitem viajantes que forem imunizados com uma das seis vacinas aprovadas pela entidade. São elas: Janssen, da Johnson & Johnson; Covishield, da AstraZeneca; Coronavac, da Sinovac; e as vacinas da Moderna e da Sinopharm.

Atualmente, de acordo com  notícia da agência Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emite um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. O órgão alerta que “neste momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de Covid-19."

Pub

Conecte SUS

Para emitir o Certificado Nacional de Vacinação, é necessário entrar no site ou pela aplicação Conecte SUS.

Para ter acesso ao Conecte SUS, é necessário ter um login na plataforma Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal. Quem ainda não se cadastrou pode fazer na hora, isto é, acedendo o site ou o aplicativo.

Uma vez feito o login, ao clicar no ícone Cidadão, a pessoa terá acesso a uma série de serviços, incluindo o histórico de utilização do SUS. Na opção do menu Vacinas, devem constar as doses contra Covid-19 que foram tomadas.

Para emitir o CNV, deve-se marcar a opção Certificado de Vacinação. O sistema fornecerá então um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento, que poderá ser baixado em formato PDF em três línguas: português, inglês e espanhol.

Na aplicação Conecte SUS, o procedimento é similar. Uma vez instalado no telemóvel e feito o login por meio do cadastro na plataforma Gov.br, o utilizador deve clicar na opção Vacinas, que estará na página inicial. Depois, deve então selecionar a vacina contra Covid-19 e selecionar a opção Certificado de Vacinação.

Pub

A aplicação móvel contempla também a opção de baixar uma versão do documento comprovante - Certificado em PDF.



Pub
Mais em Internacional
Manto de neve cobre parte do sul do Brasil

Um manto de neve cobriu partes do estado de Santa Catarina no sul do Brasil que desde há alguns dias enfrenta uma invulgar vaga de frio

Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.

Primeiro caso brasileiro infetado com varíola de macaco na Alemanha

Infectado tem 26 anos e passou antes por Portugal e Espanha Na Alemanha, autoridades sanitárias…

Elon Musk reúne-se com o governo do Brasil pela ‘Amazónia’

Reunião centrada em “Conectividade e Proteção da Amazónia”. O multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e que recentemente…