Palimpsexto online para publicação de ensaios académicos

Iniciada a 26 de Outubro, contando já com 31 ensaios de alunos de Lisboa, Porto e Évora, a recém lançada Palimpsesto, é uma plataforma digital lusófona de divulgação de ensaios académicos, dedicada às ciências sociais e humanas, que possui três grandes secções temáticas: sociedade, pensamento e cultura.

Qualquer estudante ou ex-estudante do ensino superior poderá submeter os seus ensaios para apreciação e possível publicação a partir do site da plataforma, na secção “contribuir”, ou enviando email para o contacto lá disponibilizado. Trata-se de um site totalmente livre de custos e permanentemente aberto a novas submissões.

Pub

Dos 31 ensaios já disponíveis, a plataforma conta no momento presente com publicações de alunos de Lisboa, Porto e Évora, provenientes de instituições como a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa; o Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa; bem como da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto; e do Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora.

O site nasceu da vontade de três amigos e colegas de faculdade lisboetas – Alice Sanches, Guilherme F. Alcobia e Maria Castanheira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. O nome que lhe atribuíram inspira-se nos palimpsestos, manuscritos cujo texto original é apagado para que um novo texto seja escrito por cima.

Estes são, por natureza, objetos que contêm vestígios do passado e do conhecimento nele produzido, que todavia são reutilizados para que algo novo possa ser registado – tal como acontece com qualquer ensaio académico.



Pub
Mais em Educação & Ciência
Tavira
Encontro escolar de robótica submarina realizado em Tavira

O encontro regional escolar de robótica submarina decorreu na quarta-feira, 18, nas piscinas Municipais de Tavira, organizado pelo Centro

Cientistas testam novos sistemas inteligentes de monitorização de vinhas

Uma equipa multidisciplinar, liderada por investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade…

“Viver o Verão” em Lagos tem inscrições abertas

O programa de ocupação de tempos livres de verão do município de Lagos tem inscrições abertas para crianças e juniores.

Maria João Bebianno distinguida por Mérito Científico

CCDR Algarve saúda a investigadora da Universidade do Algarve. A Ministra da Ciência e Tecnologia…