Setúbal: GNR apreende 930 quilos de bivalves

A Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (UCC/GNR), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, ontem, dia 9 de agosto, apreendeu 930 quilos de bivalves, com o valor estimado superior a 9.000 euros, em Setúbal.

No âmbito de uma ação de fiscalização que se destinava ao combate da apanha ilegal de bivalves, foi identificado um homem de 63 anos a circular numa viatura ligeira de transporte de mercadorias, na posse de cerca de 695 quilos de amêijoa-branca, Spisula solida, e de 235 quilos de conquilhas, Donax trunculus, com um documento de registo de moluscos e bivalves vivos irregular.

Pub

No decorrer da ação foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 3.740 euros.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.



Pub
Mais em Nacional
Reforço de meios de combate a incêndios no terreno até dia 31

O dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, conforme definido pela…

Língua Portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas O Instituto Camões informou hoje, 5 de…

CNN: Marcelo pediu mais meios para as forças armadas e “consenso nacional” (c/vídeo)

Presidente da República centrou nas forças armadas a sua intervenção na sessão solene que assinalou…

DGRM efetua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote apreendido.