Lagoa lança campanha de promoção do seu doce conventual

“Do Convento para a mesa” é o nome da campanha que pretende colocar os Florados de Lagoa nas pastelarias e restaurantes do concelho, dando a conhecer ao público um doce típico e genuíno de Lagoa e dos lagoenses.

Depois do município de Lagoa ter recuperado a receita original, através dos saberes e técnicas documentadas, irá lançar amanhã, dia 12 de agosto, nos Claustros do Convento de S. José, em Lagoa, uma campanha de reativação da marca “Florados de Lagoa”, uma sessão onde irá ser celebrado um protocolo de cooperação entre o município de Lagoa e as várias entidades aderentes ao projeto de promoção do doce conventual, Florados de Lagoa.

Pub

«Após a assinatura do protocolo será implementado, nas próximas semanas, uma dinâmica de promoção que levará os Florados de Lagoa até às pastelarias que irão confecionar este nosso doce conventual com todo o cuidado e rigor, respeitando aquilo que é a técnica e segredos de gerações», assegura a autarquia.

Um projeto que surge através do município com o objetivo de recuperar os Florados de Lagoa, património gastronómico do concelho e do Algarve, através dos saberes históricos documentados, da arte do saber fazer e da memória coletiva. Contabilizam-se nesta primeira fase 10 parceiros, de ramos distintos, que vão desde o ramo da hotelaria, à restauração, passando pelas pastelarias com fabrico próprio.

«Eu sou suspeito porque sou um fã dos Florados de Lagoa, mas considero que todos os Lagoenses deveriam provar o nosso doce conventual. Tenho a certeza que vão gostar, que é um doce que vem para ficar e que é mais um motivo de orgulho e um meio para preservarmos o que de melhor temos por cá», considerou Luís Encarnação, presidente da câmara municipal de Lagoa.

Datas e horários

Pub

16 /08 (segunda) – Lagoa - Pastelaria Helidoce - 09h15 – 11h15 e das 17h00 às 18h00
18/08 (quarta) – Carvoeiro - Pastelaria Fabrica Velha - 09h15 – 11h15 e das 17h00 às 18h00
20/08 (sexta) – Ferragudo - Pastelaria Quente Quentinho - 09h15 – 11h15 e das 17h00 às 18h00
24/08 (terça) – Parchal - Pastelaria Crocante - 09h15 – 11h15 e das 17h00 às 18h00
26/08 (quinta) – Lagoa - Pastelaria Algarve - 09h15 – 11h15 e das 17h00 às 18h00



Pub
Mais em Sociedade
Beja
Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja arranca na sexta-feira

A banda desenhada volta a tomar conta da cidade de Beja, entre 27 de maio e 12 de junho, com um festival internacional que promete

Transição
São Brás: Sessão online aborda transição digital nas escolas

A transição digital nas escolas vai ser tema, amanhã, quinta-feira, 26, de uma sessão online, via Zoom, promovida por entidades de São Brás

Olhão
Olhão: MOJU promove melhorias em bloco habitacional

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão reuniu esforços para promover pequenas melhorias no interior do bloco habitacional onde,

Portugal vai estudar implementação da semana laboral de quatro dias

Impacto da semana laboral de quatro dias, graças à aprovação de uma proposta parlamentar da esquerda durante o debate do OE 2022…