
Rússia: incêndios florestais já devastaram mais de 4 milhões de hectares
Os incêndios florestais que afetam a Rússia já devastaram pouco mais de 4 milhões de hectares, segundo divulgou esta quarta-feira (11) a agência federal de vigilância de florestas do país.
A maioria dos focos ativos, 172 de 257, estão concentrados na República de Sakha, no extremo oeste do território russo. Trata-se da maior unidade da federação russa, com uma superfície de pouco mais de 3 milhões de metros quadrados.
De acordo com a agência EFE, citando a agência federal de vigilância de florestas, o fogo em Sakha já consumiu 3,9 milhões de hectares, e em apenas um milhão e 440 mil hectares há trabalhos em andamento para a extinção das chamas.
De acordo com as leis russas, é possível suspender as atividades de contenção de incêndios nas áreas remotas ou de difícil acesso caso não representem perigo para habitantes e infraestruturas económicas e quando o custo de extinção do fogo seja superior aos danos que possam causar, escreve a agência EFE.
Devido à redução de visibilidade provocada pelo fumo causado pelas chamas, 27 voos que esta quarta-feira tinham o Aeroporto Internacional Yemelyanov, localizado na região de Krasnoyarsk, como origem ou destino, foram adiados, segundo informou a agência de notícias "Interfax".
De acordo com a agência federal de vigilância, a Rússia registou 11.878 incêndios florestais ao longo de 2021, que devastaram 8.336.302 hectares, quantidade que não inclui os focos ativos.