Bombeiros combatem um incêndio em Sakha (Rússia). EFE/EPA/MINISTRY OF NATURE PROTECTION OF YAKUTIA

Rússia: incêndios florestais já devastaram mais de 4 milhões de hectares

Os incêndios florestais que afetam a Rússia já devastaram pouco mais de 4 milhões de hectares, segundo divulgou esta quarta-feira (11) a agência federal de vigilância de florestas do país.

A maioria dos focos ativos, 172 de 257, estão concentrados na República de Sakha, no extremo oeste do território russo. Trata-se da maior unidade da federação russa, com uma superfície de pouco mais de 3 milhões de metros quadrados.

Pub

De acordo com a agência EFE, citando a agência federal de vigilância de florestas, o fogo em Sakha já consumiu 3,9 milhões de hectares, e em apenas um milhão e 440 mil hectares há trabalhos em andamento para a extinção das chamas.

De acordo com as leis russas, é possível suspender as atividades de contenção de incêndios nas áreas remotas ou de difícil acesso caso não representem perigo para habitantes e infraestruturas económicas e quando o custo de extinção do fogo seja superior aos danos que possam causar, escreve a agência EFE.

Devido à redução de visibilidade provocada pelo fumo causado pelas chamas, 27 voos que esta quarta-feira tinham o Aeroporto Internacional Yemelyanov, localizado na região de Krasnoyarsk, como origem ou destino, foram adiados, segundo informou a agência de notícias "Interfax".

De acordo com a agência federal de vigilância, a Rússia registou 11.878 incêndios florestais ao longo de 2021, que devastaram 8.336.302 hectares, quantidade que não inclui os focos ativos.

Pub



Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…