
Algarvio Amaro Antunes é o novo líder da Volta a Portugal
O ciclista algarvio Amaro Antunes (W52/FC Porto) assumiu hoje a liderança da 82.ª Volta a Portugal em bicicleta, após a subida à serra do Larouco, em Montalegre, numa 8.ª etapa com vitória do norte-americano Kyle Murphy (Rally Cycling).
Com uma fuga de vários elementos (incluindo três do Louletano/Loulé Concelho) que já seguia em frente de corrida desde cedo, um grupo de candidatos atacou na penúltima subida do dia e deixou o agora ex-“camisola amarela” Rafael Reis (Efapel) para trás, fora da discussão nos quilómetros finais.
Na subida decisiva à serra do Larouco, triunfou um elemento da primeira fuga: Carlos Oyarzun, do Louletano, ainda tentou, mas seria Kyle Murphy, após 160,7 quilómetros desde Bragança, a ganhar novamente nesta edição da Volta, depois de ter subido ao pódio em Castelo Branco.
Entre os candidatos, a equipa portista lançou um ataque decisivo que permitiu a Amaro Antunes ganhar tempo a Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) e saltar do 3.º para o 1.º lugar da geral individual.
O corredor algarvio, vencedor da edição especial da Volta a Portugal em 2020, veste a “amarela”, com 14 segundos de vantagem sobre Alejandro Marque e 18 sobre Frederico Figueiredo (Efapel).
Amaro Antunes vai defender a liderança na 9.ª etapa, entre Boticas e Mondim de Basto (145,5 quilómetros), com final coincidente com a subida à mítica Senhora da Graça.