
Algarvio Amaro Antunes conquista 82.ª Volta a Portugal em bicicleta
Segunda vitória consecutiva do corredor de Vila Nova Cacela, que em 2020 tinha triunfado na edição especial. Queda de Mauricio Moreira no "crono" foi decisiva para o desfecho
O ciclista algarvio Amaro Antunes (W52/FC Porto) conquistou hoje a 82.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, segurando a liderança da prova por 10 segundos após um 4.º lugar no contrarrelógio decisivo, em Viseu.
O uruguaio Mauricio Moreira (Efapel), 2.º classificado à partida para a 10.ª etapa, tinha uma desvantagem de 42 segundos para recuperar no “crono”, a sua especialidade, mas uma queda na fase inicial acabou por prejudicar a sua prestação, num momento em que seguia com o melhor tempo.
Amaro Antunes deu tudo nos quilómetros finais e fez o “bis”, assinando o segundo triunfo consecutivo no historial da Volta a Portugal, depois de ter celebrado em 2020, na edição especial da prova.
Rafael Reis com quatro vitórias de etapa em 11 possíveis
No contrarrelógio de 20,3 quilómetros em Viseu, o 1.º lugar pertenceu a Rafael Reis (Efapel), que assim somou o seu quarto triunfo em 11 etapas possíveis nesta edição.
Mauricio Moreira foi 2.º na etapa, a 12 segundos do companheiro de equipa, Juri Hollmann (Movistar) 3.º, a 41 segundos, Amaro Antunes 4.º, a 44 segundos, e Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) 5.º, a 49 segundos. Os algarvios João Rodrigues e Ricardo Mestre, ambos da W52/FC Porto, foram 7.º e 10.º classificados no “crono”, a 54 segundos e 1.05 minutos, respetivamente.
Na geral individual, Amaro Antunes triunfou, com 10 segundos de vantagem sobre Mauricio Moreira, enquanto Marque saltou do 5.º para o 3.º lugar final, a 1.23 minutos do vencedor. O algarvio João Rodrigues foi 9.º, a 6.32 minutos do companheiro de equipa.