TeleTrade: Mercados estão a digerir a queda dos indicadores de consumo dos EUA

Conforme observado pelo analista da TeleTrade, José Maria Castro Monteiro (https://www.teletrade.eu/pt), os principais mercados das ações europeias abriram um pouco mais baixo na segunda-feira, com o DAX da Alemanha, por exemplo, a iniciar os primeiros cinco minutos cerca de 0,4% abaixo do preço de fecho da última sexta-feira, mas depois a recuperar quase metade das perdas iniciais nas próximas duas horas. No geral, ainda está localizado nas imediações de máximos de todos os tempos, uma vez que as citações do DAX tocaram os históricos 16.000 no dia 13 de agosto.

Entretanto, o índice Euro Stoxx 50 é ainda mais de 50 pontos base em comparação com os valores máximos anteriores de junho, mas que o recorde de verão não tão antigo foi recentemente batido bem acima dos 4.200 nos primeiros dias de agosto.

Pub

Mas o pano de fundo geral sob o movimento de hoje reside no humor de Wall Street do outro lado do Atlântico, que continuará a digerir algumas figuras bastante estranhas divulgadas pelo Gabinete Estatístico Estatal de Michigan, na passada sexta-feira. O indicador de sentimento dos consumidores do Michigan caiu subitamente para um terreno selvagem de 70,2 pontos onde foi visto pela última vez em 2011.

A medição das expectativas dos consumidores foi ainda pior em 65,2 pontos face às estimativas de consenso de, alegadamente, 85 pontos apenas um mês depois de o índice ter atingido o valor de 79 pontos. Conforme observa o analista da Teletrade, o melhor e depois o pior humor dos consumidores desde o início da pandemia foram registados estranhamente com uma diferença de tempo muito curta. Por conseguinte, o mercado parece não estar muito incomodado com essa mosca na pomada, especialmente depois de três semanas consecutivas de pedidos de desemprego a cair em todo o país e a ter em conta também uma longa fila de relatórios corporativos muito agradáveis para o segundo trimestre. Entre as mais recentes conquistas estão os ganhos da Walt Disney na quinta-feira, que superaram as previsões médias.

Assim, o lado financeiro do negócio da Walt Disney está agora a florescer não só devido ao crescimento do Disney+ Channel, que conseguiu captar ainda mais clientes do que o esperado pelos especialistas da Reuters, mas também como a atividade off-line representada por parques temáticos voltou à rentabilidade. Este é um sinal muito bom para as empresas de cruzeiros como apenas um exemplo, e para todo o sector dos serviços no seu conjunto. Os Estados Unidos administraram mais de 356 milhões de doses de vacinas COVID-19 e enquanto 168.362.058  pessoas foram totalmente vacinadas a partir de sábado. Todas estas pessoas podem agora estar envolvidas em atividades pré-pandemias normais de muitas maneiras.

As atas da Reserva Federal serão divulgadas esta quarta-feira, mas provavelmente não seriam tão significativas como os relatórios do Q2 dos retalhistas, que se espera sejam bastante otimistas, uma vez que vários grandes players norte-americanos do setor, incluindo walmart, Target, Macy's e Home Depot anunciam os seus ganhos esta semana. No total, os ganhos de todas as empresas do S&P 500 deverão ter subido 93,1%. Uma luz refletora do sol de Wall Street pode ser capaz de dar mais capacidade de crescimento aos mercados europeus também, mesmo que o próprio mercado do Velho Mundo possa não encontrar os seus próprios recursos para se tornar verde.

Pub

José Maria Castro Monteiro - Senior Business Developer da TeleTrade



Pub
Mais em Economia
ACRAL
ACRAL apresentou projeto «E-Algarve» para ajudar empresas na transição digital

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve apresentou ontem, quinta-feira, o projeto «E-Algarve», que pretende ajudar

Silves aprovou candidaturas PAHAB e PARJPI

A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana.

Porto de Sines esteve na Assembleia do Projeto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines participou na primeira Assembleia presencial do #PLANETproject. A reunião teve lugar em Valência.

JYSK renova a sua loja em Albufeira

Esta reabertura da JSYK, a gigante dinamarquesa, faz parte do objetivo de renovação das suas lojas com o novo conceito 3.0, que será