Variante Delta do SARS-CoV-2 é mais transmissível que outras cepas

Casos de Delta têm carga viral 300 vezes maior – estudo

Investigadores sul-coreanos dizem que a cepa surgida na Índia é mais transmissível que o vírus original e variantes Alpha, Beta e Gama

Pessoas infetadas com a variante Delta quando os sintomas começam a ser observados, têm uma carga viral 300 vezes maior do que as que têm a versão original do vírus da Covid-19.  segundo o portal R7, citando a Reuters, com base num estudo realizado na Coreia do Sul.

Mas o valor diminuiu gradualmente com o tempo, ficando em 30 vezes maior depois de quatro dias, mais de 10 vezes em nove dias e alcançando os níveis vistos noutras variantes depois de 10 dias, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA) nesta terça-feira (24).

Pub

A carga mais elevada significa que o vírus se dissemina muito mais facilmente de pessoa para pessoa, aumentando as infeções e hospitalizações, disse Lee Sang-won, uma autoridade do Ministério da Saúde, em uma coletiva de imprensa.

"Mas isto não significa que a Delta é 300 vezes mais infeciosa... achamos que a sua taxa de transmissão é 1,6 vezes a da variante Alpha [que surgiu no Reino Unido], e cerca de duas vezes a da versão original do vírus", disse Lee.

Para evitar a disseminação da variante Delta, agora a linhagem predominante em todo o mundo, a KDCA pediu às pessoas que façam exames imediatamente quando desenvolverem sintomas da Covid-19 e que evitem encontros pessoais.

Segundo a notícia do R7, a proliferação rápida da Delta e as taxas baixas de vacinação pegam grande parte da Ásia de guarda baixa, especialmente em mercados emergentes, enquanto as economias da Europa e da América do Norte se reativam.



Pub
Mais em Internacional
EUA confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e…

Portugal recebe cabo da Google que liga Europa a África

Portugal recebeu um cabo submarino de fibra óptica de última geração da Google que liga…

António Costa visita esta semana Roménia, Polónia e Ucrânia

O primeiro-ministro António Costa, vai aproveitar a viagem que realiza esta semana à Roménia e…

Queda do avião chinês com 132 pessoas a bordo foi propositada

Dados da investigação sobre a queda do Boeing 737-800 da China Eastern Airlines mostram que…