Iniciativa sensibiliza para lixo marinho em cinco mercados do Algarve

O projeto de literacia do oceano «Ação Lixo Marinho!» está de volta a cinco mercados tradicionais do Algarve para sensibilizar os seus utentes para o problema do lixo marinho.

Os espaços acolhem bancas deste projeto, onde os visitantes têm a oportunidade de pôr à prova o seu conhecimento sobre o lixo marinho e o impacto que este causa na vida marinha, na economia local e na sociedade em geral.

Pub

Pelo segundo ano, o Centro Ciência Viva de Tavira, promotor do projeto, dinamiza a banca «Ação Lixo Marinho!» no Mercado Municipal de Tavira, que poderá ser visitada todas as sextas-feiras e sábados até ao próximo dia 11 de setembro, entre as 10:00 e as 12:30 horas.

Mais quatro opções

No barlavento algarvio, as ações que decorrem no Mercado Municipal da Avenida, em Lagos, são promovidas pelo Centro Ciência Viva de Lagos, podendo ser a banca visitada nos próximos dias 31 de agosto e 14 de setembro.

Ainda em setembro serão também organizadas ações nos Mercados Municipais de Faro, Quarteira e Albufeira pelo Centro Ciência Viva do Algarve em colaboração com o UAlg V+, o Grupo de Voluntariado da Universidade do Algarve.

Estas ações são possíveis graças à cooperação entre os Centros Ciência Viva e as autarquias dos concelhos participantes.

As ações de sensibilização para a problemática do lixo marinho realizadas nos mercados municipais fazem parte de um conjunto de atividades e estratégias destinadas a envolver não só o público em geral, mas também grupos mais específicos como a comunidade escolar, com a finalidade de encorajar a reflexão sobre a poluição marinha e incutir a adoção de comportamentos ao nível individual e coletivo que favoreçam a preservação e a exploração responsável e sustentável dos recursos marinhos.

Pub



Pub
Mais em Ambiente
Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…

Observação de cetáceos com formação em Lagos

É já nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho que terá lugar a…