Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Réplica da primeira volta ao mundo visita a marina de Lagos

Mostra Espanha, iniciativa bienal que programa mais de 40 atividades culturais até 2022 por todo o país, chega em outubro a Lagos, com a Nau Victoria, a réplica do navio que, entre 1519 e 1522, conseguiu realizar a volta ao mundo dos capitães Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano.

Durante a permanência da nau na marina de Lagos, haverá um programa de visitas gratuitas, visitas guiadas a estabelecimentos de ensino e palestras de especialistas sobre as façanhas marítimas hispano-portuguesas.

Esta réplica foi construída em Espanha, em 1991, e, para delinear as formas e definir as características do navio, Ignacio Fernández Vial, o seu projetista e construtor, conduziu um longo processo de investigação histórica. Um estudo exaustivo, baseado em fontes documentais, crónicas, tratados náuticos do século XVI, e iconografia da época, que permitiu determinar as suas principais dimensões, mastreação, velas e equipamento.

Em 2004, para comemorar a primeira volta ao mundo, esta Nau Victoria partiu novamente de Sevilha numa viagem à volta do globo. Entre 2004 e 2006, navegou 26.894 milhas e visitou 17 países, sendo esta a primeira réplica histórica a circum-navegar a terra.

Embaixadora da Primeira Volta ao Mundo, símbolo da história marítima, museu flutuante e navio-escola, nos últimos dez anos, a Nau Victoria soma milhares de milhas navegadas, visitou os principais portos na Europa e EUA, e conta com mais de 6 milhões de visitantes em todo o mundo.