Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

La Palma: Lava ameaça área donde 800 pessoas foram evacuadas

Uma família da cidade de La Laguna recolhe os seus pertences e inicia a sua evacuação - Foto: EFE/ Elvira Urquijo A

Vulcão de La Palma continua intenso e a lava invade novas áreas

A corrente de lava do vulcão de La Palma, que obrigou a evacuar cerca de 800 pessoas esta terça feira (12) em Los Llanos de Aridane, avança lenta mas inexoravelmente ameaçando os elementos urbanos.

Os técnicos da emergência vulcânica, de acordo com a agência EFE, esperam continuar a supervisionar um mapa de perigo sobre o curso que a lava pode tomar, para de forma preventiva, agirem junto da população.

O mapa foi encomendado pelo diretor técnico da Pevolca, Miguel Ángel Morcuende, que também especificou que o número de pessoas evacuadas de Los Llanos de Aridane pode variar porque muitos moradores já tinham deixado a área há alguns dias atrás, retirando os pertences de suas casas na expectativa de que algo surpreendente pudesse acontecer.



Recorde-se que o novo vulcão que surgiu há três semanas em Cumbre Vieja - La Palma, esta segunda feira já tinha destruído uma área de aproximadamente 525 hectares, com a largura máxima da lava a chegar aos 1.520 metros.

La Palma é uma das ilhas integrantes do arquipélago das Ilhas Canárias espanholas, situado no oceano Atlântico a noroeste de África, cuja economia depende do cultivo de plátano canário e do turismo, pelo extraordinário clime que oferece aos visitantes.