O vulcão Cumbre Vieja visto desde El Paso, La Palma (Espanha). EFE/Miguel Calero

La Palma: erupção ocupou 763 ha e destruiu 1.956 edifícios

Um mês desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja, a superfície afetada pela lava está já em 763 hectares e 1.956 edifícios foram destruídos, diz-nos o último relatório do  (DSN) emitido esta terça-feira.

O Departamento de Segurança Nacional de Espanha (DSN), de acordo com a notícia da agência EFE, informou também que a erupção continua e que a faixa principal dos fluxos de lava é a que ao longo do flanco norte, descendo pelo lado norte dos fluxos anteriores, seguindo trajetórias para oeste e noroeste, e dentro da zona de exclusão atual.

Pub

Além disso, o fluxo que poderá chegar novamente ao mar, situado a sudoeste da montanha de La Laguna, encontra-se a cerca de 160 metros da costa, embora nas últimas horas tenha diminuído o seu avanço em até 2 metros por hora.

Tráfego aéreo condiconado e com atrasos

O tráfego aéreo no aeroporto de La Palma, segundo a EFE, continua operacional mas com atrasos nos voos entre as ilhas do arquipélago das Canárias causados pela nuvem de cinza vulcânica, que forma já uma coluna de 4.200 metros de altura; o aeroporto de Tenerife também está a funcionar normalmente, embora tenha havido cancelamentos e desvios de voos nesta segunda-feira (18).


A direção do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico (Pevolca), recomendou à população da localidade de El Paso que fique dentro de casa devido às condições meteorológicas desfavoráveis para a qualidade do ar anunciados pela intrusão de névoa e vento provenientes do mar.

Dados do Instituto Geográfico Nacional (IGN) indicam que desde a última meia-noite a atividade sísmica na ilha de La Palma reduziu ligeiramente em relação aos dias anteriores, com 14 movimentos registados nas primeiras horas desta terça-feira.

Pub

O terramoto de maior intensidade hoje, registou 3,9 graus, no município de Fuencaliente, a uma profundidade de 37 quilómetros, segundo as medições do IGN, informa a EFE na sua mais recente notícia sobre este fenómeno natural.

Pub
Mais em Internacional
Brasil: Milton Nascimento despede-se dos palcos com tournée internacional

Bituca, como prefere ser chamado, Milton Nascimento tem 60 anos de carreira e vai realizar uma tounée intitulada ‘A Última Sessão de Música’

Guiné-Bissau: Embaló dissolve parlamento, alegando corrupção

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu o parlamento do seu país, acusando deputados…

França: Macron escolhe Elisabeth Borne para nova primeira-ministra

O presidente da França, Emmanuel Macron, escolheu a ministra do Trabalho Elisabeth Borne como sua…

Elizabeth II no Jubileu de Platina após problema de saúde

Aparentemente recuperada, a monarca compareceu a espetáculo equestre apoiada numa bengala A rainha Elizabeth II,…