Lagos celebra Dia do Município na quarta-feira

Cerimónias protocolares, eventos culturais, visitas, atividades de divulgação científica e celebrações religiosas integram o programa das comemorações do feriado municipal (27 de outubro) de Lagos, celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos.

As atividades iniciam-se na terça-feira, 26, pelas 16:00 horas, no auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, com a conferência «A Abertura dos Oceanos: Um confronto entre as viagens de Bartolomeu Dias e de Fernão de Magalhães», proferida pelo investigador e historiador Rui Loureiro e inserida na «Mostra Espanha 2021» do Ministério de Cultura y Desporte del Gobierno de España.

Pub

No mesmo âmbito, a Marina de Lagos recebe, entre os dias 26 e 31 de outubro, a Nau Vitória, réplica da embarcação que foi protagonista da primeira volta ao mundo. As visitas são de acesso livre e poderão ser realizadas no horário das 10:00 às 18:00.

Ainda no dia 26, também no auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, haverá oportunidade de assistir ao lançamento do livro «Philosophia e Philomythia em Eudoro de Sousa», obra da autoria de Luís Lóia, lacobrigense e professor de Filosofia na Universidade Católica.

Espetáculo dos Clã

O dia termina pelas 21:30, com música, no Centro Cultural de Lagos. O espetáculo está a cargo dos Clã, banda eleita em 2021 como Melhor Grupo nos Play – Prémios Música Portuguesa.

Em Lagos, vão apresentar o seu mais recente trabalho, «Véspera». Editado em 2020, chegou com a primavera, sob o signo da estranheza destes tempos que vivemos. Nesta digressão, os Clã prometem dar corpo e músculo às novas canções, trazendo também com elas outros temas e clássicos que fazem a sua história e a de todos nós.

Pub

As celebrações de 27 de outubro, feriado municipal, arrancam pelas 9:30 na praça Gil Eanes, com a cerimónia do hastear das bandeiras, com hinos interpretados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e Grupo Coral de Lagos.

Em ato contínuo, decorrerá a sessão solene do Dia do Município e, pelas 11:00, já na Igreja de Santa Maria, será celebrada a missa em honra de S. Gonçalo de Lagos, presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve.

Um dos pontos altos destas comemorações consistirá na reabertura do Museu de Lagos Dr. José Formosinho, a ter lugar pelas 17:00.

O edifício, encerrado ao público desde 2017, foi integralmente remodelado, reabrindo portas com uma nova exposição de longa duração intitulada «Depois de 1460 & Coleções Especiais».

Integram, ainda, o programa algumas sugestões de visita, a realizar no dia 27, aos equipamentos museológicos municipais (entrada livre) e ao Zoo de Lagos, entidade que se associa a esta efeméride, oferecendo entrada gratuita para crianças até aos 4 anos de idade e 50% de desconto para os demais residentes no concelho.

Pub

 

Pub
Mais em Sociedade
IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no

Aljezur apoia e reforça dispositivo de combate a incêndios rurais

No âmbito do protocolo relativo ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais de 2022,…