Corpo de Bombeiros trabalha no resgate de bombeiros civis soterrados em gruta em Altinópolis, SP — Foto: Divulgação in Globo G1

Brasil: 9 bombeiros morrem soterrados em operação de treino

A tragédia ocorreu quando o teto de uma gruta desabou sobre uma equipa da 28 bombeiros que realizada um treino de socorro e salvamento

O acidente, na madrugada deste domingo (31), deixou 10 vítimas presas na Gruta Duas Bocas, em Altinópolis, no estado de São Paulo, e apenas uma delas sobreviveu. A Polícia Militar (PM) confirmou neste domingo (31) segundo o Globo G1, que são nove mortes entre os bombeiros civis soterrados no desabamento numa gruta na zona rural de Altinópolis (SP).

As vítimas são duas mulheres e um homem - seis ainda não foram reconhecidos e identificados -, de acordo com o tenente coronel da Polícia Militar e coordenador regional da Defesa Civil, Rodrigo Quintino. A identidade das vítimas também não foi revelada.

Pub

O tenente coronel Quintino informou que dos 10 soterrados, apenas um elemento foi resgatado com vida. Outras seis pessoas ficaram feridas, mas não chegaram a ficar presas. As vítimas foram levadas ao Hospital de Misericórdia de Altinópolis e já receberam alta.

Notícias imprecisas ao princípio

De acordo com a notícia do Globo G1, ao princípio, o Corpo de Bombeiros chegou a informar que 12 pessoas tinham sido soterradas e que cinco teriam sido resgatadas com vida. A informação com os números de soterrados e de socorridos foi atualizada por volta das 14:45 horas pela corporação.

Um posto de comando unificado foi montado no local para auxiliar os trabalhos na Gruta Duas Bocas, que fica perto da Gruta Itambé, conhecido ponto turístico na cidade. O major Rodrigo Leal, comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, disse que 14 homens trabalharam exclusivamente na gruta.

A corporação encerrou as buscas por volta das 19:00 horas, segundo a notícia do Globo G1. Cinco corpos retirados do local do acidente foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

Pub

As equipas ainda trabalhavam no transporte de outras quatro vítimas até ao ponto de apoio montado junto da rodovia. E, segundo fonte dos bombeiros, os corpos das vítimas estavam a ser levados por um percurso menor alternativo, já que por causa da escuridão, o helicóptero Águia, da PM, não podia auxiliar o transporte por já ser noite.

De referir que a chuva forte que atingiu a região desde a tarde de sábado dificultou - e continuava a dificultar ainda mais - a ação de resgate que terminou com o trágico balanço de nove vítimas mortais e alguns feridos ligeiros sem gravidade.

Pub
Mais em Internacional
MbZ, “homem forte” do Médio Oriente, novo presidente dos EAU

Mohamed bin Zayed (MbZ), um dos homens mais poderosos do Médio Oriente, depois da morte do seu irmão Khalifa, tormou-se no novo emir de Abu Dabi …

Algarve: imóvel de € 10 milhões, de Abramovich, está ‘congelado’

Portugal mantém congelado desde março um imóvel valorizado em 10 milhões de euros que o oligarca russo Roman Abramovich tem no Algarve …

Chefe de inteligência da Ucrânia diz que Putin tem cancro

O chefe da inteligência militar da Ucrânia disse nesta sexta-feira (13) que o presidente russo, Vladimir Putin,…

Ucrânia e Rússia: o que você precisa saber agora

A Agência Reuters publicou uma análise atual aos acontecimentos e sua evolução ou consequências futuras da guerra na Ucrânia