EFE/EPA/ANDY RAIN (Arquivo)

Ryanair acusa Portugal de bloquear ilegalmente rotas para Marrocos e regulador nega

A companhia aérea de baixo custo Ryanair acusou o Governo português de impedi-la ilegalmente de operar três rotas de Lisboa a Marrocos, enquanto o regulador aeroportuário português diz que a empresa não cumpriu os prazos e requisitos legais para obter as autorizações.

Através de notícia avançada pela agência EFE, citando um comunicado da Ryanair ficou-se a saber que a companhia aérea denunciou que o Ministério das Infraestruturas e a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) "ilegalmente" a impediram de abrir três novas rotas para Marrocos, tendo, assim, cancelado voos para mais de 3.000 passageiros no domingo, 31 de outubro.

A companhia aérea considera que se trata de uma "clara violação" do Acordo de Céus Abertos da União Europeia com Marrocos.

Pub

"A companhia Ryanair opera entre Portugal e Marrocos há mais de três anos e é inexplicável porque é que o Ministério das Infraestruturas / ANAC não emitiu autorizações de voo normalizadas para permitir a operação destes voos", defende.

Os voos iam ligar a capital portuguesa às cidades de Agadir, Fez e Marraquexe.

A ANAC respondeu à companhia aérea alegando que apresentou o pedido para operar as rotas menos de 15 dias antes do início previsto da operação, "violando os prazos mínimos em vigor".

Segundo a EFE, o regulador acrescenta que, apesar disso, solicitou à Ryanair o envio da documentação em falta em várias ocasiões, incluindo na passada sexta-feira, a fim de concluir o processo e emitir a autorização correspondente.

Pub

Pub
Mais em Sociedade
Farol
Ilha do Farol é um dos “tesouros escondidos” na Europa

A Ilha do Farol, no concelho de Faro, foi nomeada para a lista de 22 “tesouros escondidos” revelada pelo site European Best Destinations

Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar

Portimão
Semana Intercultural junta comunidades de migrantes de Portimão

A Semana Intercultural de Portimão vai decorrer entre 23 e 29 de maio, sob o mote da diversidade cultural, visando “promover a vivência das

Vila do Bispo
Proteção Civil de Vila do Bispo “ganha” tenda insuflável e gerador trifásico

O município de Vila do Bispo adquiriu uma tenda insuflável de 42 metros quadrados, um gerador trifásico e outros equipamentos essenciais para