Foto: EFE/Elvira Urquijo A

La Palma: erupção pode estar perto do fim – especialistas

Os cientistas do Plano de Emergências Vulcânicas das Ilhas Canárias (Pevolca) falaram esta quarta-feira pela primeira vez de "sinais positivos" que, se de fato se apresentarem nos próximos dias, podem indicar que o final da erupção na ilha espanhola de La Palma estará próximo.

A diminuição do sinal de tremor desde a tarde de terça-feira e a tendência descendente do dióxido de enxofre (SO2) no cume, de acordo com a notícia veiculada pela EFE, são os parâmetros que fazem os especialistas pensarem assim, além da atividade sísmica, que permanece nas mesmas áreas e profundidades.

Pub

Embora a evolução do tremor e os dados de emissão de SO2 "sejam sinais positivos, sem dúvida", a porta-voz do comité científico do Pevolca, Carmen López, ressaltou que ainda são "valores muito altos".

"Se continuarmos neste caminho, estaremos bem", acrescentou a cientista no dia em que o Instituto Geográfico Nacional de Espanha localizou um terceiro tremor de magnitude 5, o maior desde 19 de setembro, quando a erupção se iniciou.

De acordo com a notícia da agência EFE, as aulas foram suspensas durante três dias em vários municípios da ilha devido à má qualidade do ar causada pelas cinzas expelidas pelo vulcão.

Contudo, a partir da tarde desta quarta feira é esperado que a nuvem de cinzas se vire para sul, o que representa um cenário favorável para as operações no aeroporto de La Palma. A previsão meteorológica indica que hoje, quinta-feira, haverá chuva leve no norte e no leste da ilha.

Pub

Área coberta por cinzas atingiu 6.686 hectares

A partir desta quarta-feira, as pessoas afetadas pela erupção podem apresentar os seus pedidos de ajuda através de um registo único e presencial.

A erupção em La Palma continua a causar danos 45 dias após o início da emergência vulcânica. Segundo a agência EFE, há 2.083 pessoas afetadas cujas casas estão debaixo dos fluxos de lava do vulcão, assim como diversas lojas e outras empresas que também foram danificadas ou desapareceram.

Além disso, mais de 7.000 pessoas foram evacuadas do perímetro do vulcão como medida de precaução.

A área coberta por lava é de quase 998 hectares de terra, de acordo com os últimos dados do sistema europeu de acompanhamento por satélite Copernicus, que calcula a área coberta por cinzas em 6.686 hectares.

Pub
Mais em Internacional
MbZ, “homem forte” do Médio Oriente, novo presidente dos EAU

Mohamed bin Zayed (MbZ), um dos homens mais poderosos do Médio Oriente, depois da morte do seu irmão Khalifa, tormou-se no novo emir de Abu Dabi …

Algarve: imóvel de € 10 milhões, de Abramovich, está ‘congelado’

Portugal mantém congelado desde março um imóvel valorizado em 10 milhões de euros que o oligarca russo Roman Abramovich tem no Algarve …

Chefe de inteligência da Ucrânia diz que Putin tem cancro

O chefe da inteligência militar da Ucrânia disse nesta sexta-feira (13) que o presidente russo, Vladimir Putin,…

Ucrânia e Rússia: o que você precisa saber agora

A Agência Reuters publicou uma análise atual aos acontecimentos e sua evolução ou consequências futuras da guerra na Ucrânia