Vista do vulcão Cumbre Vieja tirada esta quinta-feira. EFE / Elvira Urquijo A

La Palma: erupção entrou “numa certa estabilidade” – Pevolca

O director técnico do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias (Pevolca), Rubén Fernández, segundo a agência EFE Canárias, disse neste sábado que desde as últimas horas a erupção que afecta a ilha de La Palma entrou "numa certa estabilidade".

Fernández, em nota, destacou a limpeza de telhados e telhados que estão a ser realizados nas áreas afetadas e nas obras que serão realizadas nos próximos dias para retirar cinzas e piroclastos com máquinas pesadas ​​para facilitar o acesso às residências que possuem acumulações significativas à sua volta, nos arredores e telhados.

Pub
 Estamos numa encruzilhada em relação ao comportamento do vulcão - Soler (CSIC)

O vulcanólogo do Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC) Vicente Soler admite que a comunidade científica está perante "uma encruzilhada" em respeito ao comportamento do volcán de La Palma, após ter entrado numa nova fase, o que não quer dizer que o final possa estar perto.

Não é fácil fazer a composição de um lugar único. São muitos parâmetros em jogo e é preciso esperar vários dias. Gostaria que acabasse, mas ainda é um desejo. Todos estamos na expectativa. Nós não temos uma bola de cristal", afirma em declarações à EFE Canárias.

Pub
Mais em Internacional
MbZ, “homem forte” do Médio Oriente, novo presidente dos EAU

Mohamed bin Zayed (MbZ), um dos homens mais poderosos do Médio Oriente, depois da morte do seu irmão Khalifa, tormou-se no novo emir de Abu Dabi …

Algarve: imóvel de € 10 milhões, de Abramovich, está ‘congelado’

Portugal mantém congelado desde março um imóvel valorizado em 10 milhões de euros que o oligarca russo Roman Abramovich tem no Algarve …

Chefe de inteligência da Ucrânia diz que Putin tem cancro

O chefe da inteligência militar da Ucrânia disse nesta sexta-feira (13) que o presidente russo, Vladimir Putin,…

Ucrânia e Rússia: o que você precisa saber agora

A Agência Reuters publicou uma análise atual aos acontecimentos e sua evolução ou consequências futuras da guerra na Ucrânia