Migrantes resgatados, um deles menor, apresentam pedido de proteção internacional

Os 37 migrantes, um deles menor de 16 anos, resgatados na quinta-feira pela Marinha ao largo do Algarve apresentaram pedido de proteção internacional ao Estado português, informou o SEF.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que esta sexta-feira entrevistou novamente todos os migrantes, frisou que está “a proceder à tramitação” do pedido.

Pub

O pedido de proteção internacional é um pedido de proteção apresentado por estrangeiro ou apátrida que pretenda beneficiar do estatuto de refugiado ou de proteção subsidiária.

“No decorrer do dia de hoje, o SEF desenvolveu, em segunda entrevista, todos os procedimentos necessários para registo dos referidos cidadãos estrangeiros, não tendo sido identificada qualquer atividade ilícita e/ou criminal”, revelou o serviço de segurança.

Todos registaram negativo no teste à Covid

Os 37 cidadãos estrangeiros (CE) oriundos do Norte de África, todos do sexo masculino, registaram resultado negativo no teste realizado à Covid-19.

Após o resgate, foi-lhes fornecida alimentação e prestados os cuidados de saúde essenciais, tendo três deles sido assistidos no serviço de urgências do Hospital de Portimão.

Pub

Só após garantidos estes primeiros cuidados, e já durante a tarde e a noite de ontem, o SEF realizou a primeira entrevista e recolha de dados biométricos, a fim de apurar as suas identidades.

Estão instalados no Ponto de Apoio Naval do cais de Portimão, em tendas insufláveis colocadas pelos serviços de Proteção Civil municipal.

Pub
Mais em Sociedade
Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar

Portimão
Semana Intercultural junta comunidades de migrantes de Portimão

A Semana Intercultural de Portimão vai decorrer entre 23 e 29 de maio, sob o mote da diversidade cultural, visando “promover a vivência das

Vila do Bispo
Proteção Civil de Vila do Bispo “ganha” tenda insuflável e gerador trifásico

O município de Vila do Bispo adquiriu uma tenda insuflável de 42 metros quadrados, um gerador trifásico e outros equipamentos essenciais para

GNR
GNR deteve 239 pessoas por condução sob efeito de álcool na última semana

A GNR deteve 239 pessoas por condução sob efeito de álcool na última semana em todo o país, num total de 517 detidos em flagrante delito,