Alexandre Moura, Susana Monteiro e Pedro Figueiras

RUA FM celebra 19.º aniversário com novidades

A RUA FM – Rádio Universitária do Algarve celebra no dia 28 de novembro o 19.º aniversário, com o lançamento de uma grelha de programação regular renovada e um novo site oficial no horizonte, entre outras novidades.

O aniversário é celebrado com uma festa com entrada livre, marcada para amanhã, sábado, 27, às 22:00 horas, na sala multiusos da Associação Recreativa e Cultural os Músicos (ARCM), integrada no Festival SIGA.

Pub

A nova grelha regular da RUA FM entra em emissão no dia 1 de dezembro, com uma nova programação, mantendo a aposta na música, na cultura emergente e na informação.

Época natalícia com jingles e separadores alusivos

A época natalícia também estará presente na emissão, com jingles e separadores alusivos ao natal, embrulhados com boa disposição e músicas desta época festiva a cada sinal horário, em diferentes versões mais ou menos peculiares.

No decorrer do mês de dezembro será apresentado o novo site oficial da RUA FM, com outro design, diferentes funcionalidades, também ao nível do soundcloud com novos conteúdos nas áreas do entretenimento da e informação.

Outra novidade será disponibilizar um contacto WhatsApp para que os ouvintes possam gravar mensagens, responder a perguntas ou a concursos, para passar posteriormente na emissão e promover uma maior dinâmica e interação.

Pub

O objetivo é continuar a envolver o universo académico e a comunidade, participar na valorização e no crescimento de ambos, crescer simultaneamente, e ao mesmo tempo ser uma alternativa regional às rádios nacionais.

Ao longo do último ano, a RUA FM viu a equipa renovada, com a entrada de Alexandre Moura (jornalista com mais de 20 anos de experiência em vários órgãos de comunicação nacionais na área da televisão e imprensa escrita) para o cargo de coordenador de programas e informação, em novembro do ano passado, juntamente com a entrada de Susana Monteiro no início do último verão. Atualmente composta por dois elementos a tempo inteiro, a partir de dezembro a equipa será reforçada com a entrada de Pedro Figueiras, todos ex-alunos da Universidade do Algarve, licenciados em Ciências da Comunicação.

Um ano depois de ter assumido a coordenação, Alexandre Moura destaca o empenho e o trabalho realizado durante um ano atípico e que resultou numa maior oferta de serviços, enquanto Associação Rádio Universitária do Algarve, na área do vídeo ou da comunicação, que permitiu reunir mais recursos para reforçar a equipa permanente da RUA FM.

“Enquanto associação vamos continuar a desenvolver projetos na área do vídeo e da comunicação ao nível externo, de forma a fortalecer os recursos da nossa rádio que é a alma deste projeto”, refere o coordenador, que destaca também o trabalho desenvolvido “no fortalecimento ao nível de parcerias e protocolos com as instituições da região”.

Para alem da equipa permanente, a RUA FM conta com cerca de 40 voluntários que participam e colaboram nos vários momentos que compõem a grelha de programação, nas diferentes emissões diárias, em rubricas ou programas de autor.

Pub

“Neste início de ano letivo estamos a registar uma afluência de alunos acima da média e em número recorde. Neste momento, estamos em fase de formação e alguns já se estrearam em novembro. É uma enorme satisfação vê-los crescer, até porque somos uma rádio laboratório, não descurando a qualidade do trabalho final que pretendemos apresentar aos nossos ouvintes”, salienta Alexandre Moura.

Com os olhos postos no futuro, em 2022 a RUA FM celebra duas décadas de existência, um momento que vai ser assinalado com várias iniciativas.

Em termos de emissão será apresentada uma nova paisagem sonora, como novos jingles, separadores, conteúdos, entre muitas outras surpresas e novidades.

Entre os programas a estrear em dezembro, estão «Viver Melhor Com Menos», ideias para uma vida minimalista, a organização da casa e o bem-estar, com a “Consultora da Desordem”, Catarina Flôr de Lima (aos domingos, às 11:00 e 19:00); «RUA da Europa», em parceria com o Europe Direct e o Centro de Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade do Algarve (às segundas-feiras, às 8:45 e 18:45); «Cine RUA», espaço dedicado ao cinema e às suas músicas com Carolina Avoila (sextas-feiras, 8:45 e 18:45); «Dezembro pela Natureza», com as Associações que trabalham para criar um futuro mais sustentável e mais amigo do ambiente (segundas-feiras, às 8:45 e 18:45).

Na festa deste sábado, marcam presença os colaboradores da rádio Didier Grelha, a partir das 19:00 horas, José Miguel (22:00), Helena Isabel e Bruno (23:30) e Busca Polos DJ Set – Naresk, Jay Martin e Sonicblast (1:30).

Pub
Mais em Sociedade
“Aqui há História” comemora Dia Mundial da Criança

A Associação Cultural e Artística de Tavira (ACAT) no âmbito do projeto “TAVIANIMA – Formar…

Baja de Loulé marcada no primeiro dia pelo calor e por desistências de vulto

Como delineado, a Baja de Loulé arrancou com o prólogo com 5,250 kms junto ao Estádio Algarve, permitindo ao público de Faro e Loulé assistir

De Boca em Boca Mértola com mais “Caminhos Contados”

Com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, e o apoio…

“Bora lá ao Parque!” em Loulé

O Grupo de trabalho da Rede Municipal de Loulé “Cidade Educadora”, com a colaboração da…