Reportagem CNN Brasil, no Aeroporto de Guarulhos

Brasil: ANVISA detetou dois casos da nova variante Ómicron

Para além destes casos confirmados, no Brasil há mais três casos suspeitos da variante Ómicron

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) informou ontem que serão enviadas para análise laboratorial as amostras colhidas em dois brasileiros que, preliminarmente, apresentaram resultado positivo para a variante Ómicron da Covid-19 ao testarem positivo nas análises efetuadas pelo laboratório Albert Einstein, de São Paulo.

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse à CNN que o Instituto Adolfo Lutz confirmou a deteção da nova variante em dois brasileiros que vieram da África do Sul.

Pub

Segundo esclarece a ANVISA, um passageiro vindo daquele país desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 23 de novembro, e testou negativo no exame RT PCR efetuado à sua chegada.

Dois dias depois, preparando-se para regressar à África do Sul, o homem (41 anos), acompanhado da esposa (37 anos), dirigiram-se ao laboratório do aeroporto para realizar o teste requerido para o embarque de retorno e ao ser novamente analisado acabou por testar positivo.

Ou seja, naquele momento, segundo a notícia da CNN Brasil, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o casal já está em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves e não tem histórico de vacinação.

Embora a análise da ANVISA fosse preliminar, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse à CNN nesta terça-feira (30), que o Instituto Adolfo Lutz confirmou a detecção da variante Ómicron em dois brasileiros que vieram da África do Sul.

Pub

Nesse momento deixou de ser análise preliminar, nós tivemos uma qualidade técnica bastante aguçada no teste realizado – a genotipagem, essa expansão genética do vírus – pelo hospital Albert Einstein, foi mandado para o Instituto Adolfo Lutz, que já confirmou tratar-se de duas amostras compatíveis com a Ómicron, ou seja, a nova variante detectada em novembro na África do Sul”, disse Gorinchteyn.

Para além destes dois casos confirmados de Ómicron, existem outros três casos suspeitos: um em Sao Paulo (SP), outro em Minas Gerais (MG) e um terceiro no Distrito Federal (DF), segundo noticiou a reportagem da CNN, na noite desta terça feira.

Pub
Mais em Internacional
Brasil: Prefeitura do Recife declara situação de emergência

Em entrevista à CNN Brasil, o prefeito João Campos afirma que este “é o maior desastre dos últimos 50 anos do Recife”

Brasil: chuvas em Pernambuco poderão deixar mais de 70 mortos

Em Alagoas, 13 municípios estão em situação de emergência devido aos temporais Fortes chuvas atingem,…

McLaren passa a exibir marca ‘Senna’ nos carros de Fórmula 1

O acordo é válido a partir do GP do Mónaco, onde o tricampeão conquistou seis vitórias

Shurastey é cremado nos EUA e as cinzas viajam com tutor para o Brasil

O influenciador, que estava com o seu cão golden retriever chamado de Shurastey, envolveu-se num acidente de trânsito. Ambos morreram.