
Número de positivos Ómicron em Portugal sobe a dezanove
Há outros possíveis cinco casos da variante Ómicron em investigação
O número de positivos Covid-19 da variante Ómicron em Portugal subiu até aos dezanove casos, todos pertencentes à equipa de futebol do Belenenses, da Primeira Divisão Nacional, segundo confirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Esta notícia, avançada pela Agência Efe, revela-nos também que até ao momento tinham sido notificados 14 casos no âmbito deste surto, que poderá ter a sua origem, embora não haja verificação científica, num futebolista sul-africano da equipa que deu positivo depois de ter jogado dois encontros pela sua seleção nacional em novembro.
Segundo disse Graça Freitas na noite de terça-feira à RTP, há outros possíveis cinco casos da variante Ómicron em investigação por parte do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Refere ainda a Agência Efe, que em Portugal, imerso na quinta vaga de coronavírus, começou esta terça-feira a fase de estado de calamidade decretada pelo Governo, um nível abaixo do estado de emergência.
Desde esta quarta-feira que o certificado de vacinação é obrigatório para aceder a restaurantes e espaços fechados, e o Governo intensificou os controlos na fronteira e aeroportos.