Ana Mendes Godinho

Governo anunciou aumento do Salário Mínimo Nacional para 2022

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros e anunciou em conferência de imprensa esta quinta-feira, o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) para 705,00 euros em 2022, o que deverá abranger aproximadamente 800 mil trabalhadores, segundo adiantou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

“A aprovação do aumento do Salário Mínimo Nacional vem na sequência da auscultação dos parceiros sociais, cumprindo o compromisso assumido em 2015 e renovado em 2019 para chegar a 2023 com 750 euros”, disse Ana Mendes Godinho que anunciou também as medidas aprovadas de apoio para compensar o aumento do Salário Mínimo Nacional, bem como a subida salarial na função pública em 0,9%.

Pub

Assim, o Salário Mínimo Nacional sobe de 665 para 705 euros, cujo aumento acontece após várias reuniões da Concertação Social, tendo a ministra realçado que "Este aumento de 40 euros em 2022 é o maior aumento absoluto de sempre do salário mínimo", o qual face a 2015 chega a 200 euros.

Em relação à atualização de 0,9% nas remunerações da Administração Pública, este decreto-lei "atualiza as remunerações da Administração Pública e aumenta a respetiva base remuneratória, a qual é revista em linha com a atualização da retribuição mínima mensal garantida", também hoje aprovada, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.

Com este diploma, "os valores dos níveis da tabela remuneratória única (TRU) da Administração Pública, bem como das demais remunerações base mensais existentes na AP são atualizados em 0,9%, sendo que é aplicável aos trabalhadores de entidades administrativas independentes e aos de empresas públicas do setor público empresarial que não sejam abrangidos por instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho em vigor", referiu a ministra.

Na conferência de imprensa, estiveram também presentes a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, João Galamba, secretário de Estado Adjunto e da Energia, Alexandra Leitão, ministra da Modernização e Administração Pública, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho e da Segurança Social.

Pub

Pub
Mais em Sociedade
IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no

Aljezur apoia e reforça dispositivo de combate a incêndios rurais

No âmbito do protocolo relativo ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais de 2022,…