Max Verstappen conquista a pole-position

F1: Max Verstappen parte na frente do GP de Abu Dhabi

Domínio de Max Verstappen na terceira sessão de Qualificação, garante-lhe a última pole-position da temporada

Lewis Hamilton começou por liderar o último treino livre válido para o Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1, última etapa da temporada 2021, que se disputa neste fim de semana, no complexo da Yas Marina Circuit, e que define o novo campeão Mundial de Pilotos.

Foi com relativa facilidade que Hamilton manteve a Mercedes no topo deste início de treinos livres. O britânico chegou a ser quase 1,5s mais rápido do que o seu rival na disputa do título, Max Verstappen, mas no fim a vantagem de Hamilton foi de pouco mais de dois décimos.

Pub

Verstappen era o segundo mais rápido da sessão, enquanto Valtteri Bottas, companheiro de equipa de Hamilton, terminava em terceiro. Já Sergio Perez, companheiro de equipa de Verstappen na Red Bull Racing, foi quarto e Lando Norris, da McLaren, obteve o quinto melhor tempo.

Na Qualificação, que ditou a formaçao da última grelha de partida deste ano Verstappen puxou dos galões e foi o mais rápido

No momento em que tinha início a primeira das três sessões da Qualificação (Q1, Q2 e Q3) que define a grelha de partida o GP, a noite estava quase a começar em Abu Dhabi. A temperatura do ar na estava pelos 25°C e a da pista em 30°C.

Na sessão Q1, Hamilton foi o mais rápido, Bottas o segundo e Verstappen que foi o primeiro a averbar um tempo válido nesta sessão, acabava por ficar com o terceiro melhor registo.

Chegados ao Q2, uma sessão em que são apurados apenas os dez melhores pilotos, para passarem à Q3, e eis que o cenário mudava ligeiramente. Com pneus macios, Carlos Sainz evidenciava-se e colocava o seu Ferrari à frente do Mercedes, mas por pouco tempo, já que Max Verstappen (também de macios) passava a liderar a segunda sessão de qualificação com o melhor registo em 1.22,800 seg, seguido de Sergio Perez, Lewis Hamilton, Carlos Sainz e Leclerc.

Pub

Chegados aos últimos minutos do Q3, com apenas dez minutos para 'cada um mostrar o que vale', eis que o piloto holandês puxava dos galões e assumia a liderança com o tempo canhão de 1.22,109 seg. Lewis Hamilton gastava mais meio segundo que o seu rival, seguido de Norris, Perez e Sainz.

O resultado com que ficou definida a grelha de partida de amanhã é o seguinte:

Max Verstappen conquista assim a sua 10ª pole-position desta temporada, a 21ª da sua carreira, conquistando assim a melhor posição para a partida do Grande Prémio de Abu Dhabi, que irá decidir o Campeão do Mundo de 2021.

Pub
Mais em Desporto
Rally de Portugal: Rovanperä e Evans em duelo épico pela vitória

A 55.ª edição do Vodafone Rally de Portugal está ao rubro e promete emoção até ao último quilómetro, com Kalle Rovanperä e Elfyn Evans a

Daniel Lima
Ciclismo: Júnior algarvio Daniel Lima foi sétimo no arranque do Trophée Centre Morbihan

O ciclista algarvio Daniel Lima foi, no sétimo lugar, o melhor corredor da seleção portuguesa na primeira etapa do Trophée Centre Morbihan,

F1: Leclerc novamente na pole-position com Verstappen a seu lado

Sábado, 21 de maio, Circuito de Barcelona, dia de Qualificação para o Grande Prémio de Fórmula 1 de Espanha, a sexta etapa da temporada de 2022 – formação da grelha de partida.

Ana Cabecinha festeja medalha com o técnico Paulo Murta
Ana Cabecinha conquista medalha de bronze nos Iberoamericanos

A marchadora Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, conquistou hoje a medalha de bronze na prova de 10.000 metros marcha dos Campeonatos