Esperio: A Fed provavelmente dará luz verde ao Santa Rally

O aumento das ações nos Estados Unidos e na Europa antes da semana do "banco central" foi impressionante. O maior indicador do mercado de ações S&P 500 do mundo disparou, libertando todo o seu potencial, já que ganhou 4% desde 6 de dezembro e conseguiu chegar à marca de 4713. Ao fazer isso, o índice indicou uma renovação da tendência de alta e enviou um forte sinal de compra para os impensáveis ​​4950 pontos no final de 2021.

Este foi um desempenho fantástico em meio às expectativas de uma inflação que deverá atingir 6,8% em termos homólogos no mês de novembro - um máximo recorde que não se via há 39 anos. A terceira semana de dezembro é marcada por, a última deste ano, reuniões de grandes bancos centrais. A Federal Reserve (Fed) deve anunciar as suas decisões de redução da velocidade do tapering na quarta-feira, enquanto o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) podem ter uma grande surpresa na próxima quinta-feira também, já que a segunda vocalista do BCE, Isabel Schnabel, disse que a flexibilização quantitativa (QE) está inflacionando os preços dos ativos e aumentando o “risco moral” ao tornar os investidores dependentes deles. Ela também destacou que o BCE deve estar pronto para agir caso a inflação se torne mais durável. O governador do BoE, Andrew Baily, também disse que estava "muito preocupado" com o aumento do custo de vida. “Todas as reuniões estão em andamento”, disse ele, referindo-se à possibilidade de o banco começar a endurecer as políticas pela primeira vez desde o início da pandemia Covid-19.

Pub

O número final de 6,8% de inflação anual colocou pressão adicional sobre o Fed, não lhe deixando outra escolha a não ser aumentar o tapering. Parece que o Fed provavelmente agirá rapidamente, pois pode aumentar a velocidade de redução dos atuais US $ 15 bilhões para US $ 25-30 bilhões por mês. E isso nos leva a abril, quando os formuladores de política monetária finalmente encerrarão o programa de compra de títulos. Isso pode levantar questões sobre o primeiro aumento da taxa de juros em maio-junho de 2022 e os três aumentos esperados das taxas em 2022. “Embora esse ritmo mais rápido de redução permitisse ao FOMC considerar um aumento da taxa de juros já em março, nosso melhor palpite é que vai esperar até junho, quando alguns relatórios de empregos adicionais estarão disponíveis ”, disse Goldman Sachs em uma nota.

No entanto, a maioria dessas expectativas hawkish já foi avaliada pelos investidores. Portanto, qualquer tipo de decisão tímida da Fed na quarta-feira pode levar as ações a novos limites. Além disso, existem algumas outras razões pelas quais um mercado de ações em alta pode parecer favorável, já que o Congresso dos EUA pode decidir elevar o limite da dívida soberana. Essa possível decisão já foi alimentada quando os democratas da Câmara introduziram uma legislação que permitiria ao Senado aumentar o teto da dívida sem ter que superar uma obstrução dos republicanos. Além disso, o principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, prometeu entregar um relatório sobre a eficácia das vacinas existentes na nova variante omicron de COVID-19 até meados de dezembro.

No entanto, o Sr. Fauci disse proativamente ao USA Today que o Pai Natal está pronto para entregar presentes depois de uma sessão de fotos para a COVID-19. “Este ano ele está ainda mais protegido porque foi totalmente vacinado e recebeu reforço. O Pai Natal vai ficar bem e está pronto para ir!” disse Fauci.

O índice S&P 500 está pronto para a chamada do Pai Natal, uma vez que flutua em torno do marco de resistência de 4700 com o suporte mais próximo em 4600 pontos, o que está muito abaixo das expectativas e indica claramente a direção provável do mercado de ações dos EUA.

Pub

Queen Denise Keza, Analista da corretora Esperio

Pub
Mais em Economia
Passagem dos ‘120 Anos de Triumph’ no Mar Shopping Algarve

A Triumph Portugal assinala a passagem do 120º aniversário da marca com uma exposição no Mar Shopping Algarve alusiva ao tema

Esperio: O banho de sangue de Wall Street pode abrir caminho para a Europa

A ameaça de um declínio perceptível nos lucros corporativos devido à escassez de dinheiro livre induzida pela inflação para os consumidores

Inflação atinge recorde de 8,1% na UE

Taxa de inflação homóloga da zona euro manteve-se estável nos 7,4% em abril, face a março, segundo informa o Eurostat.

Lagos recebeu empresários brasileiros com vista a futuras parcerias

A cidade de Lagos foi um dos pontos de passagem da delegação da missão ACIB…