A erupção vulcânica nas Ilhas Canárias (Espanha) não mostra sinais de terminar após 85 dias. Tornou-se a erupção mais longa da ilha de La Palma registada neste domingo, 12 de dezembro. (AP Photo / Emilio Morenatti, arquivo)

Erupção do vulcão em La Palma atingiu recorde de 85 dias

A erupção vulcânica em La Palma nas Ilhas Canárias (Espanha) não dá sinais de terminar, tornando-se a mais longa de sempre.

Refere a Associeted Press, que a erupção aumentou e diminuiu desde que começou a cuspir lava em 19 de setembro, já lá vão 85 dias. Desde então, destruiu quase 3.000 edifícios locais e forçou vários milhares de pessoas a abandonarem as suas casas.

Pub

Neste domingo (12), após vários dias de atividade de baixo nível, o vulcão Cumbre Vieja repentinamente voltou à vida, produzindo fortes explosões e lançando uma vasta nuvem de cinzas para o céu.

Os cientistas dizem que as erupções vulcânicas são imprevisíveis. A Associeted Pess, na sua notícia cita especialistas espanhóis que inicialmente disseram que a erupção de La Palma poderia durar até três meses.

Mariano Hernández, o oficial sénior do governo da ilha, descreveu o vulcão como “estável” nos últimos dias.

O fato é que todos os indicadores-chave têm sido baixos”, disse Hernández à emissora pública espanhola RTVE. “Mas os cientistas não dizem exatamente quando isso pode acabar” - acrescentou.

Pub

Ele disse que os especialistas continuam medindo o número e a magnitude dos terramotos na área e os níveis locais de dióxido de enxofre.

De sábado a domingo, as autoridades registaram 24 terramotos nos sistemas sismológicos, mas nenhum foi sentido pela população local.

Pub
Artigos Relacionados
Mais em Internacional
Queda do avião chinês com 132 pessoas a bordo foi propositada

Dados da investigação sobre a queda do Boeing 737-800 da China Eastern Airlines mostram que…

Suécia e Finlândia entregam pedido de adesão à NATO

Os embaixadores da Suécia e Finlândia junto da NATO entregaram esta quarta-feira (18) os seus…

Hungria: Viktor Orbán reeleito primeiro-ministro pela 5ª vez

Orbán afirma que as políticas centradas na defesa das fronteiras da Hungria, na família e nos menores de idade serão prioridades …

Governo espanhol aprova licença menstrual (c/ vídeo)

O governo espanhol avançou, esta terça-feira, com uma medida inédita na Europa: uma licença especial …