
Erupção do vulcão em La Palma atingiu recorde de 85 dias
A erupção vulcânica em La Palma nas Ilhas Canárias (Espanha) não dá sinais de terminar, tornando-se a mais longa de sempre.
Refere a Associeted Press, que a erupção aumentou e diminuiu desde que começou a cuspir lava em 19 de setembro, já lá vão 85 dias. Desde então, destruiu quase 3.000 edifícios locais e forçou vários milhares de pessoas a abandonarem as suas casas.
Neste domingo (12), após vários dias de atividade de baixo nível, o vulcão Cumbre Vieja repentinamente voltou à vida, produzindo fortes explosões e lançando uma vasta nuvem de cinzas para o céu.
Os cientistas dizem que as erupções vulcânicas são imprevisíveis. A Associeted Pess, na sua notícia cita especialistas espanhóis que inicialmente disseram que a erupção de La Palma poderia durar até três meses.
Mariano Hernández, o oficial sénior do governo da ilha, descreveu o vulcão como “estável” nos últimos dias.
“O fato é que todos os indicadores-chave têm sido baixos”, disse Hernández à emissora pública espanhola RTVE. “Mas os cientistas não dizem exatamente quando isso pode acabar” - acrescentou.
Ele disse que os especialistas continuam medindo o número e a magnitude dos terramotos na área e os níveis locais de dióxido de enxofre.
De sábado a domingo, as autoridades registaram 24 terramotos nos sistemas sismológicos, mas nenhum foi sentido pela população local.