
Livro “100 anos de luta” apresentado em São Brás
Sessão Pública de apresentação do livro “100 anos de luta” assinala celebração do centenário do Partido Comunista Português em São Brás de Alportel
Decorreu na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, no passado dia 11 de Dezembro, a apresentação pública, naquele concelho, da obra “100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria pela Democracia e o Socialismo”.
Em comunicado enviado às redações, o PCP explica que a iniciativa, organizada pela Comissão Concelhia de São Brás de Alportel do Partido Comunista Português, "contou com a presença de vários militantes comunistas, bem como pessoas sem filiação partidária que quiseram, ainda assim, marcar presença".
A apresentação esteve a cargo de Mário Cunha, membro da estrutura local do PCP e do órgão executivo da DORAL do PCP, e de Vasco Cardoso, Membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.
"Integrada nas comemorações do Centenário do Partido Comunista Português, a obra apresentada, com 304 páginas, representa um registo de momentos e acontecimentos marcantes, da vida do PCP e da sua história de 100 anos, cruzados com a história de Portugal e do mundo, dos trabalhadores e do povo português, já que a luta e a história do PCP são inseparáveis da luta dos trabalhadores portugueses, assim como a luta dos trabalhadores portugueses, desde 1921, é inseparável da luta e da história do PCP".
Na apresentação do livro refere-se que “São 100 anos em que não há nenhuma transformação social, nenhum avanço ou conquista dos trabalhadores e do povo português a que não esteja direta ou indiretamente associada a iniciativa, a luta, a ação e a intervenção do PCP. São 100 anos de vida e de luta de um Partido que, orgulhoso da sua história e aprendendo com a sua própria experiência e a do movimento comunista e revolucionário internacional, assume com determinação e confiança as exigências da atualidade e do futuro.”
Esta sessão pública voltou a trazer a São Brás de Alportel as comemorações do centenário do PCP, depois de, a 6 de Março de 2021, ter o coletivo comunista colorido a Avenida da Liberdade de vermelho com as bandeiras do PCP, numa iniciativa que se repetiu um pouco por todo o país, lançando assim as comemorações do Centenário.
As comemorações terminarão no próximo dia 6 de Março de 2022, com a realização de um comício no Campo Pequeno, em Lisboa.