Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

UE prevê variante Ómicron dominante em meados de janeiro

Segundo Ursula von der Leyen, o bloco europeu tem vacinas suficientes para combater a variante. E a terceira dose é, até ao momento, a melhor forma de se proteger contra a variante Ómicron

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, de acordo com uma notícia veiculada pelo jornal Jovem Pan, alertou esta quarta-feira (15), de que a variante Ómicron da Covid-19 pode ser dominante na Europa em meados de janeiro, mas garantiu que os 27 países da UE têm vacinas suficientes para combater o vírus.

Dada a rápida progressão de casos, “a ciência diz-nos que devemos esperar que a Ómicron seja a nova variante dominante na Europa em meados de janeiro”, declarou Von der Leyen ao discursar no Parlamento Europeu. A variante propaga-se “a um ritmo que não vimos com nenhuma outra variante”, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) também na terça-feira.

Pub

A OMS, recorda a notícia do Jovem Pan, pediu aos governos que usem todas as ferramentas anticovid-19 disponíveis para se evitar que os sistemas de saúde europeus se vejam rapidamente sobrecarregados, às vésperas das festas de fim de ano.

Durante o ano que está terminando, trabalhamos duro e conquistamos muitas coisas. E é por isso que a Europa está agora em melhor posição para combater o vírus”, continuou a presidente da Comissão Europeia, na ante-sala de uma cimeira de lideranças europeias.

Em primeiro lugar, agora temos bastantes doses de vacinas, suficientes para cada europeu”, acrescentou Ursula von der Leyen, segundo o Jovem Pan, lembrando que 66,6% da população da UE recebeu duas doses da vacina contra a Covid-19 e que, por enquanto, a terceira dose ”é a melhor proteção contra a nova variante”.

O mais importante agora é aumentar, o mais rápido possível, o número de pessoas vacinadas na Europa”, pois “o preço que pagaremos se as pessoas não estiverem vacinadas continuará aumentando”, insistiu a presidente do Executivo da União Europeia.

Pub

Pub
Mais em Internacional
Manto de neve cobre parte do sul do Brasil

Um manto de neve cobriu partes do estado de Santa Catarina no sul do Brasil que desde há alguns dias enfrenta uma invulgar vaga de frio

Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.

Primeiro caso brasileiro infetado com varíola de macaco na Alemanha

Infectado tem 26 anos e passou antes por Portugal e Espanha Na Alemanha, autoridades sanitárias…

Elon Musk reúne-se com o governo do Brasil pela ‘Amazónia’

Reunião centrada em “Conectividade e Proteção da Amazónia”. O multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e que recentemente…