INEM alerta para Brincar em Segurança no Natal

O Natal é o período do ano em que somos estimulados a comprar mais brinquedos. O INEM partilha conselhos para uma escolha acertada.

Para evitar acidentes não basta comprar brinquedos seguros. Há que vigiar e ensinar as crianças a brincar em segurança.

Pub

· Se andarem de bicicleta, skate ou patins, certifique-se que fazem uso da proteção adequada, ou seja, cotoveleiras, joelheiras e capacete.

· Verifique se a rotulagem dos brinquedos se encontra em português. Leia os avisos de segurança, as instruções do brinquedo e se este é adequado para a idade da criança.

· Antes de o entregar, retire o brinquedo da embalagem e verifique se tem arestas ou bordos que possam provocar ferimentos. Assegure-se que não existem pequenas peças com as quais a criança se possa engasgar.

· Explore os brinquedos com as suas crianças, num ambiente calmo e aproveite para as ensinar a brincar em segurança e a auto protegerem-se;

Pub

· Verifique regularmente o estado de conservação dos brinquedos. Por exemplo, no caso dos peluches estes devem ser macios, laváveis e resistentes, não devem largar pelos, olhos ou outras peças.

· Nos brinquedos que produzem som, esteja atento aos níveis de ruído emitido.

· Se os brinquedos tiverem fios ou cordas, estes não devem ter mais de aproximadamente 20 centímetros, para evitar o risco de estrangulamento.

· Tenha atenção a brinquedos que projetem peças, como pistolas ou arcos, e verifique sempre a velocidade e a dimensão do projétil.

· Crie hábitos de arrumação nas crianças. Diga-lhes como e onde devem arrumar os seus brinquedos, evitando quedas.

Pub

Neste natal, veja as suas crianças brincar, em segurança!

Para ler o último artigo publicado pelo INEM, clique aqui.

Siga os conselhos do INEM no facebook e no twitter.

Pub
Artigos Relacionados
Mais em Saúde
Covid-19: Rt desceu mas novos casos, internamentos e óbitos subiram

Esta sexta-feira, a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizaram os dados da pandemia e deram

Varíola dos macacos avança em Portugal para 74 casos

A varíola dos macacos continua a aumentar em Portugal, onde nas últimas horas se confirmaram 16 novos casos

No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do