
Professor da UAlg lança livro «Hotelaria Internacional»
Helder Carrasqueira, professor na Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), acaba de lançar o livro «Hotelaria Internacional», editado pela Atual/Grupo Almedina.
A publicação, que contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, apresenta o funcionamento do mercado da hotelaria no contexto internacional, abordando aspetos como as formas de expansão no exterior e a inserção em redes de negócio; a distribuição pelos múltiplos canais diretos e indiretos; a medição da performance através de indicadores de desempenho; o risco em negócios internacionais; e uma comparação da internacionalização das cadeias ibéricas.
Os desafios da competitividade no mercado hoteleiro e o posicionamento da hotelaria independente num ambiente de crescente afirmação das marcas internacionais constituem a outra vertente da análise, acrescida de casos práticos, como a aplicação da fórmula de Hubbart, cálculo do método do ponto critico e análise marginal, cálculo de elasticidades ou a cobertura do risco cambial.
Desenvolvido com a preocupação de apresentar o conteúdo numa perspetiva pedagógica e de leitura acessível, o livro enquadra-se maioritariamente nas áreas do marketing internacional e gestão estratégica aplicada ao setor hoteleiro, “colmatando uma lacuna existente no mercado”, refere o investigador do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR).
O livro do docente da UAlg procura ultrapassar a lógica de uma visão demasiado concentrada nas vertentes “qualidade do serviço e bem receber”. “De facto, se nos quedarmos essencialmente concentrados no mercado interno, não seremos capazes de manter a competitividade a prazo. Sintomático o facto das principais cadeias hoteleiras portuguesas deterem cerca de 80 hotéis no exterior, enquanto as homólogas de Espanha contabilizam mais de 1.100”, considera Helder Carrasqueira.
“Aumentar o conhecimento sobre a hotelaria internacional” é o desafio que este livro coloca aos atuais empresários, investidores, diretores hoteleiros, técnicos especializados, investigadores, professores e estudantes.
“É necessário ter a ambição de sair da zona de conforto e apostar na internacionalização de empresas, instituições, profissionais e do ensino”, realça.